Notícias

Domingo é Dia Mundial da Música e há dois concertos para ver no Coliseu Porto Ageas

Este domingo, 1 de outubro, o Coliseu Porto Ageas assinala o Dia Mundial da Música com duas propostas para toda a família e com bilhete a preço especial: quem quiser assistir aos dois concertos do dia, só paga um.

Este dia especial começa às 11h00 com os Concertos Promenade – A História de Babar. Um enorme sucesso da literatura infantil, televisão e cinema que conta a história do pequeno Elefante de fato verde e chapéu que se tornou rei, e que captou a atenção dos compositores franceses Francis Poulenc e Jean Françaix.

“A História de Babar” foi inventada por Cecile Brunhoff para entreter os seus dois filhos. Um pequeno elefante chamado Babar fica órfão e, após uma série de peripécias e viagens pela cidade, regressa à floresta onde se torna rei dos elefantes. As crianças adoraram a história da mãe e contaram-na ao pai, o pintor Jean de Brunhoff (1899-1937) que, a partir dela, fez um belíssimo livro ilustrado com muita imaginação, introduzindo outras simpáticas personagens. Assim, em 1931, nascia Babar, o elefante de fato verde e chapéu, que se tornou numa das figuras mais queridas da literatura infantil do século XX.

Em 1959, o jovem compositor Jean Françaix, sob a supervisão de Francis Poulenc, orquestrou a partitura, enriquecendo-a com os efeitos próprios do colorido orquestral que ouviremos no concerto comentado deste domingo.

A música será interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho, com direção musical do maestro Pedro Neves. Como sempre, o musicólogo Jorge Castro Ribeiro vai contar algumas das melhores histórias desta obra a miúdos e graúdos, com a ajuda das imagens multimédia de Sara Botelho.

Mais tarde, às 17h00, o Novo Ático apresenta o AdLib Strings, um quarteto clássico com um twist pop e contemporâneo cujo objetivo é levar a música a todo o lado através da captação de público de todas as idades e origens.

O espetáculo “Pop em Português” marca a identidade do ensemble que reinterpreta clássicos de nomes portugueses fundamentais, como Pedro Abrunhosa, GNR e Xutos & Pontapés com arranjos específicos para quarteto de cordas.

Celebramos assim o Dia Mundial da Música com o público de todas as idades, com a alegria da música clássica e sons em português. A oferta 2 por 1 do Dia Mundial da Música pode ser obtida na bilheteira do Coliseu, Ticketline e locais habituais.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close