Cultura

Teatro Nacional São João assina Acordo de Cooperação com Cabo Verde  

 No dia 6 de setembro, às 18h30, a instituição revela as novidades para os próximos seis meses com a presença de Graça Fonseca e Abraão Vicente

O Teatro Nacional São João (TNSJ) – que também gere o Teatro Carlos Alberto (TeCA) e o Mosteiro de São Bento da Vitória – está já a preparar-se para receber a nova temporada teatral e, com ela, chegam muitas novidades. No dia 6 de setembro, no momento de apresentação da programação entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, será formalizada a assinatura de um Acordo de Cooperação entre o TNSJ, o Governo de Cabo Verde e o Governo de Portugal, a vigorar nos próximos três anos.
A sessão contará com a presença de Graça Fonseca (Ministra da Cultura de Portugal) e de Abraão Vicente (Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde), para além de Pedro Sobrado (presidente do Conselho de Administração do TNSJ) e Nuno Cardoso (diretor artístico do Teatro Nacional São João).Produção própria e festival comunitário no arranque da temporada.
Apesar de a grande maioria dos espetáculos só ser revelada dentro de uma semana, o TNSJ já levantou a ponta do véu sobre o que se poderá ver no mês de setembro. Um dos pontos altos da programação é a próxima produção própria. A Morte de Danton é a primeira encenação de Nuno Cardoso enquanto diretor artístico do TNSJ e é o seu “regresso” a Georg Büchner, autor que marcou a sua primeira passagem pelo São João. Com estreia marcada para 18 de setembro, no TNSJ, a peça conta com Albano Jerónimo no papel principal e recupera documentos que dão conta das convulsões da Revolução Francesa.
Ainda em setembro, entre os dias 19 e 21, o Teatro Carlos Alberto recebe a quinta edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Sob o tema “o comum”, a iniciativa traz ao TeCA três espetáculos de coletivos de diferentes geografias – Uganda, Espanha e Brasil – percorridos por inquietações similares: uma reflexão sobre a interculturalidade do mundo moderno, uma combinação de vários elementos para estimular o pensamento criativo e uma interrogação do sistema aniquilador da diferença. Os espetáculos são acompanhados por uma oficina com o coletivo Lisarco, no dia 19 de setembro, entre as 9h00 e as 12h30.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close