Sociedade

Arouca inaugura Ecovia do Arda

Foi inaugurada, neste sábado, a primeira fase da Ecovia do Arda, no concelho de Arouca. São seis quilómetros que ligam o centro da vila à freguesia de Várzea, num percurso junto àquela linha de água.
O caminho está adaptado para uso pedonal e ciclável, representando um investimento que ascende os dois milhões de euros. Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa NORTE2020, este troço faz parte de um projeto de maior dimensão, que fará a ligação à freguesia de Tropeço, prolongando-se por mais cinco quilómetros, até ao lugar da Ribeira.
Através da Ecovia do Arda é, para já, possível percorrer cinco freguesias: Arouca e Burgo, Rossas, Santa Eulália, Urrô e Várzea.
Ao longo do percurso, há painéis com informação, em português e inglês, sobre a geo e biodiversidade, arqueologia e história locais.
Além da aproximação ao património histórico, este percurso fará ainda a ligação aos polos escolares e outros equipamentos escolares sedeados na zona do Vale de Arouca, e o município espera que venha a contribuir para uma mobilidade mais sustentável, em particular junto dos mais jovens, aspeto que “é cada vez mais relevante nos dias de hoje e que foi uma das razões de base para a sua construção”, de acordo com a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, para quem, esta “será, certamente, também uma infraestrutura fundamental para a qualidade de vida dos arouquenses, ao promover a atividade física ao ar livre, de que tanto necessitamos neste quase pós-pandemia”.
Na sessão de inauguração, Margarida Belém vincou o desejo de inaugurar a segunda fase da Ecovia do Arda ainda este ano

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close