Lazer

Conheça os mais belos miradouros do Norte com o José Manuel Monteiro

As Fisgas de Ermelo, em plena serra do Alvão, são um lugar de visita obrigatória para quem aprecia a natureza e gosta de miradouros.

Passear por este local é encontrar a cada metro maravilhosos  espaços para apreciar toda aquela beldade ainda em bruto.
Neste local vai encontrar uma das maiores quedas de água de toda a Europa com um desnível a rondar os 400 metros numas rochas com mais de 480 milhões de anos. E é nestas rochas que nasce o rio Olo.
Além de poder mirar esta bela cachoeira, pode sempre banhar-se nas águas gélidas deste rio. Os locais mais procurados são as Piócas de cima e as Piócas de baixo, mas é possível encontrar outras piscinas naturais. Mesmo em dias de muito calor, estas águas continuam bem frias.
Para quem gosta de caminhar, há um interessante percurso pedestre denominado de PR3 que começa e termina na típica aldeia de Lamas de Olo: um pequeno paraíso perdido no meio da serra. Ao longo deste percurso vai encontrar diversos miradouros que convidam a que fique sentado alguns minutos a contemplar a paisagem. O percurso é circular, ou seja, começa e termina no mesmo local o que permite deixar e apanhar o carro no mesmo espaço.
Nesta viagem de acesso às Fisgas de Ermelo, vai encontrar o miradouro da Lomba Gorda, um local onde gosto sempre de parar para apreciar todo o esplendor da serra do Alvão. De resto, observamos um local que foi, em tempos idos, refugio da população de Ermelo na sequência de  uma epidemia.
Quem vai ao Alvão e às Fisgas de Ermelo quer sempre voltar.
Este território faz parte dos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real e é muito mal servido de transportes públicos pelo que o recomendado é utilizar transporte particular.
A melhor altura para visitar é na primavera ou outono e durante a semana já que ao fim-de-semana é muito provável que encontre muitas pessoas.

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 1 = 1

Close