Notícias
CIMDOURO: Nove camiões de ajuda aos refugiados da Ucrânia já chegaram ao destino
Aproximadamente 170 toneladas de alimentos, medicamentos e roupas, recolhidas no âmbito da campanha desencadeada pela Comunidade Intermunicipal do Douro, chegou, ontem, à Fronteira da Polónia com a Ucrânia.
Os nove camiões de ajuda que o DOURO enviou para o povo Ucraniano, foram imediatamente descarregados, nos locais assinalados pelo Consulado Ucraniano. Os medicamentos até já passaram a fronteira.
Numa iniciativa coordenada, desde o primeiro momento, com o Consulado da Ucrânia, a CIMDOURO deu assim uma resposta concreta para minimizar os efeitos de um flagelo vivido por centenas de milhar de ucranianos, cuja situação social é de extrema vulnerabilidade.
Esta ação acontece depois de já na passada semana terem chegado ao Douro quase uma centena de refugiados ucranianos, que a CIMDOURO, em articulação com o Governo de Portugal, em particular com a Secretaria de Estado para as Migrações, foi recolher à Polónia, tendo assegurado os transportes e criado as condições ao nível de alojamento, acompanhamento técnico, apoios sociais e emprego para a total integração dos refugiados ucranianos.
A Comunidade Intermunicipal do Douro é constituída pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.
T