Cultura

Aveiro Tech City procura entidades do sector criativo e cultural

Estão abertas até ao dia 19 de setembro as candidaturas para as “Residências Artísticas STEAM, uma iniciativa Aveiro Tech City que se propõe  ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da estratégia de Educação STEAM que tem vindo a ser implementado nas escolas do munícipio. O programa de residências artísticas destina-se a artistas e entidades do setor criativo e cultural, com sede ou residência num dos 11 municípios da Região de Aveiro, e será desenvolvido durante o ano letivo 2022/2023. A entidade selecionada receberá um apoio financeiro de quatro mil euros.
Após o sucesso das edições anteriores, as Residências Artísticas STEAM regressam ao parque escolar aveirense, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conteúdos artísticos com recurso à metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), envolvendo artistas, docentes e alunos no mesmo projeto criativo.
À semelhança de Aveiro, candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, também a cidade finlandesa de Oulu – Capital Europeia da Cultura em 2026 – desenvolverá de forma concertada e cooperativa o mesmo processo criativo, numa estreita colaboração europeia, com vista a constituir, num futuro próximo, uma rede de cidades europeias de partilha de conhecimentos e experiências na área da Educação STEAM.
Artistas, entidades culturais e recreativas e até micro e pequenas empresas podem candidatar-se às “Residências Artísticas STEAM”, sendo o único requisito ter já desenvolvido trabalhos na área artística e criativa, propondo-se concretizá-las com recurso à metodologia STEAM. As candidaturas devem ser efetuadas em formato digital, através do email.
Com este programa, a Câmara Municipal de Aveiro, através da iniciativa Aveiro Tech City, pretende também enfatizar a importância da exploração do “A” das ARTES neste processo, avançando com conteúdos de liderança artística e criativa, mantendo, no entanto, o conceito holístico da utilização integrada das restantes áreas.
A entidade selecionada para integrar esta ação pedagógica e criativa será divulgada após 30 de Setembro, seguindo-se, entre outubro de 2022 e maio de 2023, a implementação do projeto com todos os envolvidos, em estreita articulação com a cidade europeia Oulu, onde se incluem viagens, contactos periódicos e partilha de experiências. A apresentação dos resultados finais e o intercâmbio realizar-se-á entre maio e junho de 2023.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close