Notícias

Festival da Canção 2023: RTP já está a receber canções para o mítico concurso

A RTP acaba de lançar a edição de 2023 do “seu” Festival da Canção, cujo vencedor representará Portugal no festival Eurovisão, a realizar no Reino Unido. Até 21 de outubro autores e compositores, amadores ou profissionais, podem enviar as suas canções para a organização do programa – 4 das 20 canções a concurso serão selecionados desta “livre submissão”, enquanto as restantes 16 resultarão do convite direto da televisão pública.
Assim, o Festival da Canção voltará a ter 20 temas a concurso, as quais serão divididas por duas semifinais.  Entre as novidades do evento está o facto da final contar com 12 canções a concurso, e não apenas 10 como em anos anteriores. Assim, em cada semifinal as 5 canções mais votadas pelo júri de sala e pelo televoto ganham um lugar na final. Mas “haverá ainda uma sexta canção apurada para a final em cada uma delas, exclusivamente através do televoto”, lê-se no regulamento. “Depois de serem anunciadas as 5 canções apuradas através da ponderação de 50/50 entre televoto e júri, serão rasurados os resultados do televoto e as linhas das 5 canções que ficaram de fora do apuramento direto serão novamente abertas. A canção que tiver maior número de chamadas neste segundo período de votação, em cada uma das semifinais, será apurada para a final”.
Estreante em 1964, Portugal conta com 53 participações no Festival Eurovisão da Canção. O seu melhor resultado foi alcançado em 2017 com a vitória de Salvador Sobral e “Amar pelos dois”. No passado mês de maio, em Turim, a vencedora do Festival RTP da Canção 2022 alcançou uma das melhores classificações de sempre na Eurovisão – o 9.º lugar com Maro interpretando “saudade, saudade”.
N. Costa

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close