Cultura

Samuel F. Pimenta apresenta novo livro no Porto

Ophiussa é apresentado no dia 2 de dezembro, na FNAC Santa Catarina, pelas 18horas

O novo livro de Samuel F. Pimenta, Ophiussa, chegou às livrarias em novembro. Neste novo romance mitológico, publicado sob a chancela da Edições Mahatma, o autor revisita o mito da fundação de Portugal, de Lisboa e das suas sete colinas.
“Até aos dias de hoje, em Lisboa, continua a ser narrado o encontro entre Ophiussa, uma deusa e rainha metade mulher, metade serpente, e Ulisses, o famoso herói da Odisseia. Mas sempre me incomodou que, nesta história, tenha sido privilegiado o olhar de Ulisses, a quem foi atribuída a fundação da cidade de Lisboa, como se as pessoas que já cá viviam antes de ele chegar não tivessem relevância”. E foi precisamente nisso que o escritor centrou ao escrever este livro. “‘Ophiussa’ é uma versão do mito sob o olhar de quem já cá estava a viver e viu o seu modo de vida ameaçado com a chegada da barca de Ulisses e dos deuses olímpicos”. Além disso, “é também um exercício de reflexão sobre os primórdios do patriarcado e de como sociedades governadas por mulheres, num tempo em que a humanidade ainda cultuava a Deusa, se tornaram reféns de novos deuses e dos seus heróis”. “À semelhança de outros mitos mundialmente conhecidos, em que deuses ou heróis masculinos usurpam o poder às deusas, ou até as matam, o mito de Lisboa também é um excelente testemunho para a compreensão dessa transição histórica, que nos afeta até aos dias de hoje”, diz Samuel F. Pimenta.
Ophiussa será apresentado no dia doi de dezembro, na FNAC Santa Catarina, pelas 18 horas, após o lançamento em Lisboa, que decorreu no dia dois de novembro, na FNAC Chiado.  No Porto, o livro será apresentado pela artista e performer AURA.
Samuel F. Pimenta é poeta e escritor, tem 32 anos e este é o seu oitavo livro publicado. Nasceu em Alcanhões, Santarém, começou a escrever com 10 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Com o seu último livro, Ascensão da Água, ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada 2019.
Está presente em colectâneas, antologias e outras obras colectivas, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado em diversas conferências e em encontros literários nacionais e internacionais. Em 2016 representou Portugal no International Young Poets Meeting, em Istambul, Turquia. Alguns dos seus livros deram origem a peças de teatro e teses académicas. Tem vindo a colaborar com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola, em Moçambique e na Galiza, entre as quais o jornal Público, a Revista Gerador, a Revista Caliban e o PGL – Portal Galego da Língua.
São vários os prémios que lhe têm sido atribuídos, como o Prémio Jovens Criadores 2012 (Portugal), a Comenda Luís Vaz de Camões 2014 (Brasil) e o Prémio Liberdade de Expressão 2014 (Brasil). Em 2015, foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores, do Centro Nacional de Cultura. Em 2016, com o livro Ágora, ganhou o IV Prémio Literário Glória de Sant’Anna, galardão anual destinado ao melhor livro de poesia dos países e regiões de língua portuguesa.
Neste momento, integra diversas associações e colectivos, como o PEN Clube Português, a Academia Galega da Língua Portuguesa e o colectivoPROMETEU. Além da literatura, faz collage e dedica-se à promoção dos direitos LGBTQIA+, dos direitos humanos e dos direitos da Terra.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close