Educação

Colégio de Lamas vai ter Salas de Aula do Futuro

No dia 16 de novembro, às 18h, o Colégio de Lamas, em Santa Maria de Lamas, irá inaugurar as novas instalações da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde foram criados “Ambientes Educativos Inovadores”, conhecidos como “Salas de Aula do Futuro”, que têm sido adotados um pouco por toda a Europa.

O Colégio de Lamas é a primeira escola do Distrito de Aveiro a integrar estes laboratórios de aprendizagem, propícios à utilização das tecnologias digitais, desde o ensino pré-escolar até ao secundário.

“Este projeto educativo, inspirado no ‘Future Classroom Lab’, desenvolvido pela ‘European Schoolnet’ e sob orientação da Direção Geral – Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), permite aos alunos construírem o seu próprio conhecimento, desenvolvendo competências como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a liderança, a comunicação, a colaboração, a flexibilidade e a adaptabilidade”, explica Joana Vieira, Diretora do Colégio de Lamas.

“Nas novas instalações foram criados dois Ambientes Educativos Inovadores, formados por seis diferentes espaços de aprendizagem. Cada espaço coloca a tónica numa competência específica, explorando-se os elementos essenciais na aprendizagem do século XXI – os novos papéis e as novas competências de alunos e professores, as metodologias ativas de aprendizagem, as tecnologias digitais e as tendências da sociedade e da economia que determinam os novos rumos da educação”.

As “Salas de Aulas do Futuro” juntam-se a outros projetos relevantes do Colégio de Lamas, no âmbito da literacia digital, em parceria com a Microsoft School, a Academia de Código e Apple Education, reconhecidos como os melhores parceiros para a educação tecnológica em Portugal.

A cerimónia de inauguração das novas instalações contará com a participação de Emídio Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e dos responsáveis da Direção Geral da Educação e DGEstE Norte, representantes da Universidade Católica e da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

Fotos: Direitos Reservados

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close