Breves

Ovar: Carla Madureira defende “intervenção mais estrutural” na defesa da costa do concelho

A deputada do PSD Carla Madureira, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro, insistiu ontem  na importância de uma intervenção de fundo na orla costeira do concelho de Ovar para fazer face à erosão. Numa audição ao ministro do Ambiente e Ação Climática, a parlamentar social democrata defendeu uma ação mais estrutural e menos reativa.
“Precisamos de nos adaptar a esta realidade e de gerir a proteção costeira de forma mais estrutural e menos reativa, por exemplo, intervindo ao nível do trânsito sedimentar ou até do recuo planeado” – vincou, na ocasião, Carla Madureira, lamentando que continuemos “a assistir, sobretudo, a intervenções pontuais e paliativas, meramente defensivas, que vão apenas adiando e mitigando o problema, ainda que possam ser necessárias”.
Recordou que na praia do Furadouro, concelho de Ovar, o governo prometeu uma intervenção que visa a reabilitação da estrutura longitudinal e dos esporões, e questionando o governante sobre o calendário para a concretização desta obra. Por outro lado, a deputada do PSD confrontou o ministro sobre que outras intervenções estão previstas para esta zona, “numa lógica mais sistémica e estrutural, para assegurar uma gestão mais sustentável do ciclo sedimentar, mantendo a linha de costa”.
Referindo-se às alterações climáticas, que, como disse, “tenderão a intensificar os riscos de erosão, por via de tempestades costeiras mais intensas e frequentes enquanto que, por outro lado, assistiremos a uma subida do nível do médio do mar”, a parlamentar aveirense fez notar que “a região Centro, e em especial o distrito de Aveiro, tem algumas das zonas mais vulneráveis à erosão costeira, sendo fundamental investir na proteção destes territórios para garantir a proteção de pessoas e bens”.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close