Notícias

Ponte Luís I passa a utilizar iluminação LED e reduz consumo energético municipal

Substituição vai permitir reduzir o equivalente à emissão de CO2 em cerca de 20 toneladas/ano ou à plantação de cerca de mil árvores

O Município do Porto dotou a Ponte Luís I de 66 luminárias LED, o que vai resultar numa poupança na fatura energética da cidade que ronda os seis mil euros anuais.

 Os equipamentos, instalados pela Águas e Energia do Porto, vão tornar a ponte mais eficiente e diminuir a pegada ecológica, o equivalente a reduzir a emissão de CO2 em cerca de 20 toneladas/ano, ou à plantação de cerca de mil árvores.

O novo sistema de iluminação, que está instalado ao longo dos vários pontos da infraestrutura, é também dotado de automatismo de acionamento remoto e de regulação de fluxo. Desta forma, a ativação pode ser ajustada em função do efeito pretendido, permitindo uma maior poupança energética e potenciando a beleza da ponte durante a noite.

Com esta iniciativa, a cidade dá mais um passo no caminho para a descarbonização, definida para 2030, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

“O conjunto de várias iniciativas que temos levado a cabo contribuem diretamente para que o Porto se afirme como uma cidade eficiente do ponto de vista energético. Estamos a trabalhar para assegurar um futuro mais sustentável e com melhor qualidade de vida para todos”, afirma Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, em nota de imprensa.

Iluminação mais eficiente chega a cada vez mais pontos da cidade

O Município defende que, para atingir um Porto neutro em carbono, é fundamental aumentar a eficiência energética. Tem, por isso, investido em práticas e equipamentos energeticamente mais sustentáveis, de que é exemplo a transição de toda a iluminação pública e cénica da cidade para tecnologia LED.

O objetivo é contribuir para os esforços levados a cabo a nível nacional e mundial no que respeita à poupança de energia, salvaguardando sempre todas as condições de segurança e comodidade dos cidadãos. A título de exemplo, ainda no mês passado foram reconvertidas todas as luminárias da Quinta de Bonjóia, dotando os percursos pedonais e rodoviários de iluminação eficiente e aumentando, também, a segurança de quem usufrui do espaço.

Até ao momento, têm vindo a ser implementadas diversas ações de manutenção e requalificação de iluminação cénica em diferentes pontos da cidade, como nos Fornos da antiga Fábrica de Louça de Massarelos, no Forte de São Francisco Xavier (Castelo do Queijo), na Fonte Monumental de Mouzinho da Silveira, na Praça da Batalha e no Terreiro da Sé. Segue-se, agora, uma nova empreitada de requalificação da iluminação cénica para tecnologia LED na Muralha Fernandina.

Foi, igualmente, requalificada para tecnologia LED a iluminação em alguns espaços verdes como o Parque da Cidade, que tem um total de 410 pontos de iluminação mais eficientes, o Jardim José Roquette ou o Parque Infantil do Jardim do Conhecimento, entre outros.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

49 + = 54

Close