Música

Festival da Canção 2023: já estão apuradas todas as canções para a final

A segunda semifinal escolheu as últimas seis canções que marcarão presença na final.

Já está completo o alinhamento da final do Festival da Canção 2023, depois da segunda semifinal que decorreu na noite passada em direto do estúdio 1 da RTP, em Lisboa, conduzida por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, com Inês Lopes Gonçalves na green room.
Após o desfile das 10 canções a concurso, a ponderação do voto do júri de sala e do televoto ditou a vitória das canções defendidas por Ivandro, Edmundo Inácio, Bárbara Tinoco, Voodoo Marmalade e Inês Apenas. As linhas foram, então, reabertas, para que o público pudesse salvar uma das cinco canções inicialmente eliminadas – tendo a vitória caído nas mãos dos Dapunksportif, com a única canção rock deste festival.
Recorde-se que no passado dia 4 foram selecionadas as primeiras 7 canções – 6 pelas regras definidas no regulamento e uma extra devido ao problema técnico de uma das linhas telefónicas que obrigou a RTP a selecioná-la diretamente para a final.

As vencedoras foram anunciadas por ordem aleatória. À semelhança de anos anteriores, a votação de cada canção só será conhecida após a final, seguindo o modelo da Eurovisão, que este ano decorre em Liverpool, de 9 a 13 de maio.
Como é tradição, as noites de festival são também noites de homenagem e recordações. Carlos Mendes “despiu” a pele de jurado para recordar a canção que defendeu no Festival Eurovisão em 1968, em Londres, intitulada “Verão”. E o jovem Nicolas Alves cantou ao vivo a canção que defendeu no passado mês de dezembro no Festival Eurovisão Júnior em Erevan. Com “Anos 70” alcançou o 8.º lugar, a melhor classificação conquistada pela RTP nesse concurso infantojuvenil.  Por fim, de destacar a homenagem ao sexto álbum de Fausto “Por Este Rio Acima”, editado em 1982, considerado geralmente pela crítica como um dos álbuns mais marcantes da música popular portuguesa das últimas décadas. A interpretar as canções com outra roupagem estiveram Filipe Sambado, Surma e os Primeira Dama.

Edmundo Inácio – “A Festa”     

Bárbara Tinoco – “Goodnight”

Inês Apenas – “Fim do Mundo”

Ivandro – “Povo”

Dapunksportif – “World Needs Therapy”

Voodoo Marmalade – “Tormento”

Texto: N. Costa

Imagens: Pedro Pina (RTP)

Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 3 = 6

Close