Cultura

Festival Internacional de Marionetas do Porto estreia três peças no Teatro Municipal do Porto

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) arranca esta sexta-feira, no Teatro Municipal do Porto, com a estreia de "Armazém 88", e até 15 de outubro, há muitos espetáculos para ver em diversos palcos, como o Rivoli e o Campo Alegre.

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) arranca no Teatro Municipal do Porto com a estreia de “Armazém 88”, dias 6 e 7, às 21h30 e 19h30, respetivamente. Uma viagem pelo passado e presente numa projeção para o futuro, relembrando as peças mais emblemáticas do Teatro de Marionetas do Porto que celebra 35 anos. Um espetáculo celebratório, no grande auditório do Rivoli, que reflete sobre o tempo e sobre a intemporalidade e transmudação das marionetas e em que algumas das personagens de espetáculos anteriores se juntam no mesmo espaço e questionam a sua relação, o que as une e como foram ali parar tantos anos depois, fechadas numa caixa.

No auditório do Campo Alegre, dias 7 e 8, às 21h30 e 17h00, respetivamente, estreia em Portugal “Our Empire” de Hotel Modern & Arthur Sauer. Com recurso a uma espécie de cinema filmado em tempo real e uma banda-sonora tocada ao vivo, “Our Empire”  é um modelo em grande escala do arquipélago indonésio que enche o palco. Vemos campos de arroz, florestas tropicais, mesquitas, aldeias e cidades. Este reino insular em miniatura é povoado por centenas de bonecos de 8cm de altura.

A 11 de outubro, às 21h30, o Grande Auditório do Rivoli recebe “The Talking Car” de Agnieszka Polska. A convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, Agnieszka criou a sua primeira peça de teatro, com um elenco português, polaco e norte-americano, onde se inclui Albano Jerónimo, Iris Cayatte, Vera Mantero, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. As personagens dentro do carro, a caminho de um destino em constante mudança, exploram uma diversidade de papéis, géneros e estados emocionais.

Para os maiores de três anos, o café-teatro do Campo Alegre apresenta, dia 14, às 16h00, “Hermit” da Companhia Simone de Jong. Uma peça curta para os mais pequenos em que, de surpresa em surpresa, se vão construindo bocadinhos da história de uma pessoa e da sua casa, que é pequenina, mas que tem muito espaço para a imaginação.

A edição de 2023 do FIMP prolonga-se até 15 de outubro com espetáculos em vários palcos.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close