Cultura
Kathrine Windfeld vai atuar com a Orquestra de Jazz de Espinho, no Auditório de Espinho
Kathrine Windfeld e a Orquestra de Jazz de Espinho apresentam-se sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h30, no Auditório de Espinho.
A pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld regressa a Portugal com o espetáculo “Saga Nórdica”, para uma colaboração com a Orquestra de Jazz de Espinho, depois de ter vindo ao Guimarães Jazz, em 2023.
Kathrine Windfeld é uma compositora convidada requisitada. Devido ao seu ambicioso trabalho, a compositora já fez parte de colaborações altamente aclamadas com orquestras internacionais de primeira classe, tais como, a Bohuslän Big Band (SE), UMO Helsinki Jazz Orchestra (FI) e Frankfurt Radio Big Band (DE).
A compositora, em 2020, ganhou o prestigiado “Rising Stars Jazz Award” em Londres, com uma digressão pelos 7 principais festivais da Europa. Já em 2022 foi premiada com o “Prêmio Ben Webster”.
Em janeiro de 2024, Kathrine a dirigir a Orquestra de Jazz de Espinho e no piano irá arrancar no Auditório de Espinho com o espétaculo “Saga Nórdica”, onde irão passar músicas dos álbuns Determination, Orca, Latency e Aircraft – havendo espaço para as que ainda serão lançadas.
Sobre Katherine Windfeld
A pianista, compositora e arranjadora dinamarquesa, Kathrine Windfeld, nasceu a 19 de abril de 1984 em Svendborg, Dinamarca.
As suas composições combinam características, como a delicadeza e força em harmonias sofisticadas, ritmos intensos e baladas poéticas em arranjos explosivos.
Em 2003, durante uma estadia de 5 meses na faculdade de música “Den Rytmiske Hojskole”, Kathrine decidiu concentrar-se no piano e compôs as suas primeiras peças.
Entretanto, a compositora tocou num quinteto: “Gespenst” que acabou por se tornar o seu caminho principal para o jazz.
Hoje em dia é um dos nomes com maior destaque do jazz escandinavo, tendo também, uma forte reputação em toda a Europa como líder e compositora. E lidera também a sua big band e sexteto há mais de 10 anos.
Foto: DR