Notícias

Misericórdia de Lamego cuida dos utentes no conforto do seu lar

Ana Conceição Paiva e Fernando Fernandes, um casal de 90 e 94 anos de idade, já estão habituados a que as cuidadoras do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Misericórdia de Lamego entrem pela sua casa adentro para ajudar na higiene diária e levar o almoço. Uma rotina que é cumprida todos os dias e que se tornou indispensável para terem qualidade de vida no conforto e segurança do seu lar. “Estas senhoras são gente boa e uma ótima companhia”, refere a misericórdia em nota de imprensa.

Desde a sua fundação, este apoio estruturado é uma referência na prestação de cuidados de excelência ao domicílio no concelho de Lamego. Neste momento, abrange 45 utentes seniores ou com algum tipo de incapacidade, prolongando desta forma a dignidade das suas vidas. Cada pessoa tem a sua patologia e cuidados diferenciados, respeitando-se a intimidade privada das famílias e dos dependentes.

“Conseguimos melhorar o bem-estar de quem cuidamos. O nosso SAD é hoje uma resposta social associada a serviços de excelência, mas que dá muito mais. Conforta sempre os utentes com uma palavra amiga e um afeto, sendo muitas vezes a melhor companhia para os idosos que desejam continuar a viver, com total autonomia, em suas casas. A procura crescente por este serviço deixa-nos muito satisfeitos e já levou a um reforço dos recursos humanos afetos às nossas equipas”, explica o Provedor António Pinto Carreira na mesma nota.

Recorde-se que a Misericórdia de Lamego tem em vigor, desde finais de 2022, um acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social no âmbito SAD.

Este acordo garante a comparticipação financeira das mensalidades a pagar e introduziu várias alterações nesta resposta social. Para dotá-lo das competências necessárias ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade, é feita uma aposta contínua na política de formação das cuidadoras.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 + = 9

Close