Breves

Em Albergaria, Mascote Gaspar incentiva as crianças a refletirem sobre a sustentabilidade

A mascote Gaspar visitou, no início da semana, entre segunda e quarta-feira, 183 estudantes, do 1º ciclo, de nove escolas dos Agrupamentos de Albergaria-a-Velha, Branca e Colégio de Albergaria, que estão a participar no projeto de empreendedorismo, no âmbito da Academia Empreende+.

Nas sessões desenvolvidas em sala de aula, os mais novos estão a desenvolver competências empreendedoras a par do estudo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Cada turma foi desafiada a escolher um objetivo e a desenvolver um jogo didático, que será apresentado à comunidade na “Mostra de Empreendedorismo Júnior” no dia 23 de maio, no Mercado Municipal – A Praça.

Os projetos das crianças abordam temas tão diversos, como violência psicológica, poluição (dos rios, terra e mar), animais marítimos em vias de extinção, vida saudável, alterações climáticas, preservação do mar e promoção da paz e da justiça. Além de conhecer os temas e testar alguns conhecimentos, Gaspar está a aproveitar as visitas para oferecer um livro de atividades aos estudantes, com mais desafios promotores de uma cultura empreendedora.

A Academia Empreende+ é um projeto de promoção de empreendedorismo nas escolas, desenvolvido em parceria com os estabelecimentos de ensino do Concelho. É composto por ações de capacitação e programas específicos, destinados a docentes e alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário e Profissional, que tem por objetivo criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, cooperação e participação ativa jovem. O projeto engloba um conjunto de temáticas, nomeadamente, cidadania e participação cívica, inovação e criatividade, cultura e património, território e sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 2 = 1

Close