Breves

Ovar garante transferência do Hospital e Centros de Saúde de Ovar para a ULS Entre Douro e Vouga

Os serviços de saúde de Ovar passam a estar diretamente ligados ao Hospital da Feira, deixando, assim, de estar sob alçada da ULS da Região de Aveiro

Na sequência de negociações conduzidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, o Governo concordou em transferir o Hospital de Ovar e os Centros de Saúde do concelho da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, onde se encontravam, para a ULS de Entre Douro e Vouga (Feira).

A decisão, que representa uma vitória para a população de Ovar, implica também uma mudança significativa na referenciação dos utentes do concelho, que passam a ser referenciados para norte em termos de cuidados de saúde secundários, terciários e oncológicos, como sempre defendeu a Câmara Municipal.

“Não foi esta Câmara nem este Governo que prejudicaram a saúde dos cidadãos de Ovar, mas foi esta Câmara e este Governo que resolveram o problema, a bem das pessoas”, refere Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal, sublinhando que se trata de uma “conquista significativa e merecida para o povo do concelho de Ovar”.

Conforme acordado com o Governo, a transferência do Hospital de Ovar e dos Centros de Saúde do concelho para a ULS de Entre Douro e Vouga ocorrerá, no limite, até 01 de janeiro de 2025. Já a referenciação dos utentes do concelho de Ovar para norte tem efeito a partir da assinatura do Auto de Transferência de Competências entre o Ministério da Saúde e o Município de Ovar.

A aprovação do Auto de Transferência de Competências no domínio da saúde ocorreu hoje, 06 de maio, em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Ovar, seguindo-se a sua apreciação na sessão da Assembleia Municipal agendada para 10 de maio.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close