Destaque
Mais de 40 expositores já confirmados na estreia do salão HabitaFeira
A Associação Empresarial da Feira (AEF) promove de 7 a 9 de junho no Europarque o seu primeiro salão sobre construção, imobiliário e sustentabilidade. Com entrada livre e dirigido tanto a profissionais como ao consumidor final, o HabitaFeira tem mais de 40 expositores confirmados e quer divulgar as mais recentes tendências de mercado para habitação, escritórios e outros espaços cuja procura tem aumentado significativamente em Santa Maria da Feira e na região.
Após uma crise prolongada, o setor da construção está a recuperar em toda a Europa e o púbico tem sabido corresponder a essa evolução procurando estar cada vez mais informado sobre o que deve exigir às empresas e profissionais do ramo. Esse conhecimento está, contudo, disperso por vários suportes e meios, pelo que a AEF – Associação Empresarial da Feira decidiu criar um evento que reunisse num mesmo local vários operadores ligados não apenas à efetiva construção, mas também ao comércio imobiliário, à sustentabilidade energética e às outras áreas que gravitam em torno do setor. Assim nasceu o salão HabitaFeira, que de 7 a 9 de junho terá a sua primeira edição no centro de congressos Europarque, levando a Santa Maria da Feira mais de 40 expositores com atividade no referido cluster económico, em nome de empresas e marcas que representam desde materiais de construção e revestimentos até seguros e financiamento bancário, passando ainda por mobiliário, decoração de interiores, segurança, jardinagem, energia, gestão condominial e serviços de limpeza.
“Santa Maria da Feira é muito forte nas múltiplas áreas que constituem a construção, seja ela residencial, industrial ou social, como se nota pelo crescente número de escolas, clínicas e ginásios na região”, afirma Alferes Pereira, presidente da AEF. “O setor tem muito potencial no território e, por isso, a AEF sentiu necessidade de avançar com este projeto, que quer reunir no mesmo local todos os ramos de atividade que dão forma à nossa paisagem edificada, incentivando as respetivas marcas e empresas a mostrarem o que de melhor fazem no seu segmento e como se distinguem umas das outras”, acrescenta.
Alferes Pereira realça que o HabitaFeira não quer rivalizar com outros salões de temática idêntica e maior longevidade e tradição no país, antes procurando afirmar-se como “um evento único, que se diferencia por conciliar as habituais áreas de exposição de produtos e serviços com duas outras componentes: um programa de conferências com mais de 10 oradores de relevo nos diversos domínios que o evento explora e um cartaz de animação com várias propostas lúdicas apostadas em tornar mais agradável a experiência do visitante”.
2.000 m2 com street food
Num equipamento que é reconhecido pela sua facilidade de estacionamento e pelo parque exterior propício a atividades de lazer em família, a área disponível para o HabitaFeira ronda os 2.000 metros quadrados de área coberta e incluirá também áreas de restauração com street food e produtos regionais. Essa oferta funcionará no mesmo horário do evento, entre as 15:00 e as 20h00 do dia 7 e das 10h00 às 20h00 nos dias 8 e 9.
“A entrada é sempre gratuita, tanto para o público em geral como para profissionais que queiram aumentar o conhecimento sobre o setor e antever a sua evolução futura”, nota o presidente da AEF. A visita será útil mesmo para aqueles que não têm planos imediatos de adquirir, reabilitar ou remodelar um imóvel, considerando o peso que o setor em causa exerce sobre vários domínios do sociedade atual. “Políticas de habitação, alterações climáticas, flutuações da banca e inteligência artificial são áreas com influência crescente neste mercado e exigem cada vez mais literacia, seja por parte do profissional que quer servir bem o seu cliente, seja por parte do consumidor final que pretende fazer opções acertadas”, justifica Alferes Pereira.
Foto: DR