Destaque

Basileia será sede do Festival Eurovisão 2025

Cidade suíça anunciada esta manhã pela organização

A próxima edição do Festival Eurovisão da Canção irá decorrer na cidade de Basileia, anunciou esta manhã a organização liderada pela UER/EBU (União Europeia de Radiodifusão) e a televisão pública da Suíça SRG/SSR. O anúncio ocorreu após um disputado processo de seleção onde, numa primeira fase, estavam em competição Basileia, Berna, Zurique e Genebra e, numa segunda, apenas as cidades de Genebra e Basileia. As duas semifinais e final estão agendadas para 13, 15 e 17 de maio, na arena St. Jakobshalle.

Recorde-se que a Suíça ganhou o direito de sediar o mítico concurso europeu após a vitória do cantor Nemo na 68.ª edição do concurso, que decorreu no passado mês de maio em Malmo, Suécia. Esta foi a terceira vitória da Suíça, depois de Lys Assia em 1956 e Celine Dion em 1988.

Forte comunidade portuguesa

A comunidade portuguesa na Suíça, a terceira maior no continente europeu, é também a terceira comunidade estrangeira mais relevante neste país. Representa 11,8% dos estrangeiros, 3,1% da população, é apenas precedida pelas comunidades italiana e alemã e está radicada nos 26 cantões do país. Segundo a Embaixada Portuguesa, vivem na região de Basileia cerca de 10.000 portugueses, região esta muito próxima de Zurique onde está radicada uma comunidade com mais de 27.000 portugueses.

Portugal na Eurovisão 2025

A RTP já anunciou a participação de Portugal no Festival Eurovisão 2025. A canção representante será, uma vez mais, selecionada através do Festival da Canção, agendado para o primeiro trimestre de 2025. O Festival da Canção volta a ter 20 canções a concurso, 14 por convite da RTP a autores de várias áreas musicais e as restantes 6 serão apuradas no âmbito da livre submissão de canções.

Texto: N. Costa

Foto: EBU/UER

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close