Desporto
Esposende: Teresa Portela, Campeã do Mundo de Canoagem K2 500 metros, recebida nos Paços do Concelho
O Município de Esposende recebeu, ontem, nos Paços do Concelho, a atleta Teresa Portela, que, em dupla com Messias Baptista, se sagrou Campeã do Mundo de Canoagem k2 500 metros, no passado dia 24 de agosto, nos Mundiais de Canoagem de Velocidade, em Samarcanda, no Uzbequistão.
Precisamente um ano após a receção/homenagem a João Ribeiro, igualmente Campeão do Mundo de Canoagem k2 500 metros em dupla com Messias Baptista, o Salão Nobre da Câmara Municipal voltou a abrir portas para acolher a atleta esposendense, natural da Freguesia de Gemeses, em reconhecimento pela sua excelente prestação nos Mundiais de Canoagem de Velocidade. Além de ter conquistado o seu primeiro título mundial, Teresa Portela sagrou-se também Vice-Campeã do Mundo de Canoagem, na vertente de K2 200 metros feminino em que fez dupla com Francisca Laia, e obteve ainda a Medalha de Bronze em K4 500 metros misto, com Fernando Pimenta, Messias Batista e Francisca Laia.
Na sessão, onde marcaram presença familiares e amigos, para além de vários admiradores e apoiantes, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, aludiu ao amplo leque de títulos conquistados por Teresa Portela ao longo da sua carreira. Destacou a presença em cinco edições seguidas dos Jogos Olímpicos (2008, 2012, 2016, 2020 e 2024), o que a torna uma das atletas com maior número de presenças nesta grande competição.
Teresa Portela iniciou a modalidade de canoagem em 1996 no Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, clube que representou até 2012, data, a partir da qual, passou a representar o Sport Lisboa e Benfica. Desde cedo, brilhou a nível nacional, tendo conquistado 70 títulos de Campeã Nacional. Em termos internacionais, conta com mais de 50 internacionalizações, entre Taças do Mundo, Campeonatos da Europa e do Mundo e com especial destaque para a presença nos Jogos Olímpicos. Desde 2002, passou a fazer parte dos quadros da seleção nacional.
O mérito desportivo da atleta esposendense foi há muito reconhecido pela autarquia através da atribuição da Medalha de Mérito Municipal, em 2004, e em cada edição da Gala de Mérito Desportivo que o Município realiza anualmente, como lembrou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.
O autarca aludiu ao extenso palmarés da atleta para afirmar o orgulho do Município e do concelho face às mais recentes conquistas de Teresa Portela. Enalteceu igualmente a sua participação nos Jogos Olímpicos, ao longo de cinco edições, um feito que, afirmou, atesta a sua capacidade competitiva e a sua determinação.
Neste que foi “um momento altíssimo, no espaço mais nobre do Município”, o Presidente da Câmara Municipal não poupou elogios à atleta, que apontou como “um exemplo para os mais novos” e a prova de que o sucesso está ao alcance de todos os que se empenharem com trabalho, perseverança e dedicação. Notou, a propósito, que foram precisos anos de competição para Teresa Portela alcançar títulos mundiais, sendo estes inteiramente merecidos. Elogiou, de resto, a capacidade de conciliar o desporto com a formação académica, uma vez que é detentora de duas licenciaturas.
Nesta que foi uma das últimas intervenções enquanto Presidente da Câmara Municipal, uma vez que na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, assume a presidência do Conselho Diretivo do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Benjamim Pereira confessou um “sentimento de dever cumprido”, afirmando que, tal como noutras áreas, também no desporto foi desenvolvido um trabalho assinalável, com uma forte aposta na formação abrangendo várias modalidades. Apontando o exemplo do saudoso Paulo Gonçalves e de João Ribeiro, bem como de Teresa Portela, entre outros, afirmou que Esposende é, comprovadamente, uma Terra de Campeões.
Também o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vitor Félix, expressou largos elogios à homenageada, considerando “muito merecido no seu longo currículo” o título mundial. Sublinhou a sua participação em cinco edições dos Jogos Olímpicos, integrando, por isso, um “grupo muito restrito” de atletas femininas que contabilizam igual número de participações nesta competição. Notou também que Teresa Portela “é de longe a melhor atleta portuguesa da nossa modalidade”, sendo por isso, “um enorme orgulho”.
Vítor Félix, que este mês deixa a liderança da Federação Portuguesa de Canoagem, felicitou Teresa Portela pelo seu percurso e agradeceu o seu contributo para o desporto em geral e para a canoagem, em particular, desafiando-a a competir nos próximos Jogos Olímpicos, que terão lugar em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem felicitou o Município pela aposta na modalidade e enalteceu o trabalho dos três clubes que, no concelho, fomentam a canoagem, com uma referência particular ao Grupo Cultural Desportivo e Recreativo (GCDR) de Gemeses, onde se formou Teresa Portela e João Ribeiro, pelos excelentes resultados que têm vindo a conquistar.
Teresa Portela iniciou a sua intervenção com agradecimentos, desde logo ao Município de Esposende pelo apoio que sempre lhe dispensou e ao clube que a viu nascer como atleta – o GDRC Gemeses -, bem como à família e aos amigos, e a todos quantos, ao longo dos anos, a foram apoiando e motivando. Agradeceu também, na pessoa do Presidente Vítor Félix, o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem e manifestou vontade e disponibilidade para colaborar com aquele organismo no fomento e evolução da modalidade.
Em jeito de balanço, falou da participação nos Jogos Olímpicos e nos Mundiais de Canoagem de velocidade deste ano, dando conta da adaptação e esforço que teve de fazer para uma melhor e mais eficaz prestação e da tenacidade com que encarou cada desafio, admitindo, contudo, alguma dificuldade atendendo aos anos que já leva de competição. Não descartou, contudo, uma eventual participação nos Jogos Olímpicos de 2028 e fez questão de agradecer publicamente a um grupo de esposendenses que esteve a apoiar a sua prestação, no Uzbequistão, e que fizeram questão de marcar presença nesta sessão de receção/homenagem.