Notícias
Joana Roque: “O sucesso da receita são os pormenores que escapam tantas vezes à lista de ingredientes e modo de confecção”
Bem-vindos ao "Curso de Cozinha" de Joana Roque. Aberto a todos os alunos, de qualquer idade, com experiência na cozinha, pouca ou nenhuma, que cozinham para si próprios ou têm famílias para alimentar, que são apaixonados pela cozinha ou que fogem a sete pés dos tachos. A Agência de Informação Norte - AIN quis descobrir o que Joana nos traz desta vez...
À pergunta como foi preparar este livro,(Curso de Cozinha) que pode ajudar qualquer um a iniciar-se no mundo da cozinha. Agora, que a comida é gourmet. Voltar ao essencial pareceu-lhe essencial para os portugueses. A escritora explica assim o seu nono livro: “Nunca é fácil preparar um livro. Mas pareceu-me essencial este voltar às bases e criar um livro para todos, desde o que sabe cozinhar bem ao que se está a iniciar, e onde além de receitas há informações e dicas importantes para o sucesso de qualquer receita, desde as mais simples”. Para quem cozinha todos os dias o básico será sempre o essencial, porque é partir daí que se fazem as receitas mais incríveis. “É diferente cozinhar numa base diária e regular a fazer receitas gourmet” e inovadores para os amigos ao fim de semana. E o objetivo é principalmente simplificar a vida diária com os truques e dicas que tantas vezes eram passados pelas avós e pelas tias boas cozinheiras e que, entretanto, se foi perdendo. Porque encontramos em todo o lado receitas de praticamente tudo, mas muitas vezes faltam-nos as bases e dicas simples para perceber o sucesso ou insucesso de uma receita”, explica à AIN.
Ao desfolhar as páginas vamos encontrando técnicas de confecção e os utensílios obrigatórios, a alimentos indispensáveis na despensa para as receitas do dia a dia, truques para fazer todo o tipo de molhos e caldos o que para o que espreitei, é mais fácil do que pode parecer à partida… “Escolher o melhor corte de carne para um assado e os truques para saber comprar o melhor peixe são truques que marcam toda a diferença, porquê? Lá está focamo-nos sempre muito nas receitas apenas. Listas de ingredientes e modo de confecção”. Mas o que na maioria das vezes garante o sucesso da receita “são os pormenores” que escapam tantas vezes à lista de ingredientes e modo de confecção. “Se eu fizer um assado de três horas com a peça de carne que deve ser cozinhada rapidamente e servida mal passada, o resultado nunca é o mesmo. Se numa receita de massa leveda se pede para esperar duas horas até a massa levedar, mas a massa não levedou e já passaram 2 horas e seguimos com a receita o resultado não será bom. É preciso explicar como levedam as massas, que tem de dobrar de volume e que podem ser 2 ou 4 horas dependendo de vários fatores. É preciso explicar esses fatores para que quem está a fazer a receita perceba se está ou não no ponto de avançar com a receita. E isso é determinante para o resultado final. De termos uns pãezinhos fofos e macios ou algo rijo e sem graça. Porque o sucesso de uma receita está em muitos casos nos pormenores. E faltam livros com esses pormenores”, enfatiza a autora do livro
São mais de 138 receitas, com passo a passo, níveis de dificuldade, para o seu dia a dia, para jantares de família ou para festas. Porque é obrigatório ter este livro na nossa cozinha? A Joana responde sem rodeios: “porque neste livro estão reunidas a maioria das receitas que usamos no dia a dia e com todas as dicas para que corra bem, desde a carne a comprar para picar, a melhor receita de hambúrgueres”. Mas também a receita do pão de hambúrguer, da maionese e da compota de cebola roxa, do ovo perfeito e de como comprar as melhoras batatas para fritar para acompanhar o hambúrguer. “Além de sugestões de hambúrgueres diferentes. Porque ensina a fazer o caldo de peixe que vai tornar a receita de mansinha de peixe ainda melhor. Porque ensina as dicas de uma ganache perfeita e de um chantilly sempre firme para transformar um bolo básico em um bolo de camadas”.
É um verdadeiro compêndio dos nossos dias com todos os essenciais reunidos num só livro.
Texto: Andreia Gonçalves
Foto: DR