Cultura

Orquestra Portuguesa de Guitarras e bandolins vai ‘oferecer notas’ em seis cidades portuguesas

Temporada “Nova Música” contempla 5 obras inéditas em 5 novos concertos. Orquestra Portuguesa de Guitarras e bandolins vai ‘oferecer notas’ em Lamego, Porto, Santa Maria da Feira, Estarreja, Oliveira do Bairro e Gondomar em 2025.

No decurso de uma demanda contínua em busca de uma afirmação musical que aos poucos se vai confirmando, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins – OPGB aposta num projeto para 2025 que, para além de dar a conhecer a dinâmica de trabalho deste coletivo de instrumentistas, vai também proporcionar às populações de um conjunto de localidades situadas no Norte e Centro do país a fruição melódica (e também harmónica, já agora) de 5 novas obras através de 5 concertos.

O projeto pertence à Associação Cultural de Plectro, entidade que tutela a OPGB, e consiste na criação de 5 obras originais para orquestra de plectro por 5 compositores portugueses, que serão estreadas numa mão cheia de concertos (4 dos quais em espaços pertencentes à Rede de Teatros e Cineteatros – RTCP).

No que concerne às geografias territoriais percorridas e aos respetivos programas, o ‘toque de partida’ será feito em Lamego, no icónico Teatro Ribeiro da Conceição, com o primeiro dos concertos previstos, numa récita em que se fará a estreia mundial da obra “String Theory”, da compositora Ângela da Ponte, o espetáculo está marcado para as 16h00, com a orquestra a ser dirigida pelo maestro Fernando Marinho. Sobre esta obra, a compositora parte de uma espécie de memória descritiva e propõe uma reflexão prévia aos potenciais espetadores e ouvintes:

Depois deste autêntico convite da criadora musical a escutarmos em modo pioneiro a obra, a OPGB propõe novo concerto, desta feita no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto. Deste modo, Fátima Fonte estreará a mais recente partitura com a sua chancela intitulada “Salema” e que contará para o efeito com a participação instrumental de um(a) executante de harpa enquanto solista. Em abril as coordenadas musicais andarão pelo Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins irá interpretar a obra encomendada ao compositor Pedro da Silva, no dia 12 de abril.

O trilho musical prossegue até Oliveira do Bairro, onde a 11 de maio, no Quartel das Artes, decorrerá um outro concerto tendo em vista a mais recente criação de Hugo Vasco Reis. Por seu turno, o Cineteatro de Estarreja acolherá a 20 e/ou 21 setembro (será neste final de semana, esperando-se no mais breve trecho a confirmação da data definitiva) o espetáculo que vai tributar os méritos da criação musical produzida para este fim por José Carlos Sousa, que se sabe incluirá trechos para madeiras e percussão. Finalmente, no dia 26 de outubro, como corolário de todas estas apresentações e do material registado em gravação, decorrerá no âmbito do FIMP – Festival Internacional de Música de Plectro, no Auditório de Gondomar, a apresentação ao vivo e lançamento do CD com todas as obras.

O bilhete para o concerto de dia 9 de fevereiro, domingo, no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, tem o custo unitário de 7, 50 euros.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close