Destaque

O Porto é novamente a melhor cidade europeia do futuro na atração de investimento

Em comunicado enviado à Agência de Informação Norte, a autarquia do Porto refere que, tal como em 2022, a invicta está de volta ao topo do ranking do Financial Times em matéria de estratégia de atração de investimento direto estrangeiro (FDI, na sigla em inglês), na categoria de FDI Strategy – Grandes Cidades. São já quatro anos consecutivos em que o Porto se posiciona entre as Cidades Europeias do Futuro. Na edição de 2025, a política de atração de investimento do Município superou a de Antuérpia (Bélgica), Glasgow (Escócia), Leeds (Reino Unido), Düsseldorf (Alemanha) ou Torino (Itália).

“É com um profundo e sustentado sentimento de conquista que o Porto recebe, uma vez mais, esta ilustre distinção, prova da capacidade que a cidade tem para desenvolver uma estratégia de promoção de investimento que se mantém, consistentemente, como uma das mais bem-sucedidas da Europa”, afirma o presidente da Câmara citado na mesma nota.
Rui Moreira assume ainda que a cidade “se orgulha de receber um prémio que comprova e dá continuidade ao seu estatuto histórico enquanto um polo de iniciativa e desenvolvimento”.
Atribuída anualmente pela fDi Intelligence, uma publicação do Financial Times, a distinção premeia a estratégia de cidades e regiões europeias, avaliando os resultados no último ano e as políticas em vigor para os alcançar.
A fDi Intelligence considerou o Porto “um importante núcleo de talento nos domínios da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, assim como um emergente centro de negócios digitais inovadores na Europa”.
Referindo o contínuo “desenvolvimento de clusters em serviços digitais e de tecnologias de informação”, que contribui para a atração de grandes multinacionais, a publicação sublinha que “é com um profundo sentimento de dever cumprido que o Porto volta a receber esta reconhecida distinção”, dá conta também a nota de imprensa.

InvestPorto já atraiu mais de dois milhões de euros, criadores de 28 mil postos de trabalho

Para este reconhecimento, acrescenta a fDi Intelligence, contribuiu a estratégia de desenvolvimento económico promovida pela InvestPorto, a divisão municipal especializada na captação e facilitação de projetos de investimento direto estrangeiro, cujo apoio a empresas já se materializou num investimento que ultrapassa os dois mil milhões de euros e na criação de perto de 28 mil postos de trabalho locais.
O júri assumiu-se, ainda, impressionado com ações municipais de apoio a start-ups locais, como a ScaleUp Porto, e não deixou de referir o facto de a cidade ter atraído, também, a abertura de um escritório da Organização Mundial de Saúde, “com foco na tecnologia, robótica e empreendedorismo na saúde, que ajudará a colocar Portugal na vanguarda da inovação tecnológica nos serviços de saúde”.
A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” terá lugar a 11 de março, em Cannes, França, no decurso do MIPIM, uma das maiores feiras de investimento imobiliário da Europa.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close