Breves
Braga: Projeto de incentivo à leitura já chegou a mais de 400 crianças
O projeto de incentivo à leitura “As Minhas Primeiras Páginas” conta já com 319 famílias inscritas e um total de 427 crianças abrangidas. Promovido pelo Município de Braga, a iniciativa, lançada em outubro do ano passado, já chegou a praticamente todas as freguesias do concelho.
13 de março 2025

A iniciativa tem vindo a crescer de forma significativa, refletindo o entusiasmo das famílias bracarenses e a importância da leitura na formação das crianças.
Mais do que uma iniciativa de incentivo à leitura, “As Minhas Primeiras Páginas” assume um forte compromisso com a igualdade social, garantindo que todas as crianças, incluindo as que estão em acolhimento familiar, residencial ou por adoção, tenham acesso aos seus primeiros livros.
Atualmente, o programa destina-se a crianças até aos 10 anos, mas o Município de Braga pretende expandi-lo para jovens até aos 17 anos, garantindo uma continuidade na promoção da leitura ao longo da infância e adolescência.
A concretização desta iniciativa só é possível graças a uma rede de parceiros que inclui a rede de saúde pública e privada do concelho, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, os CTT e a Universidade do Minho. Estas entidades desempenham um papel essencial na distribuição dos livros e na divulgação do projeto, assegurando que chegue ao maior número possível de famílias.
Além do impacto local, o projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacando-se o ODS 4 – Educação de Qualidade, que promove uma educação inclusiva e equitativa, e o ODS 10 – Redução das Desigualdades, reforçando o compromisso de Braga com a inclusão social e o acesso universal ao livro.
Foto: DR