Breves

Guimarães: José Luís Carneiro apresenta “Segurança Interna em tempos de incerteza”

O ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apresenta no próximo sábado, em Guimarães, o livro "Segurança Interna em tempos de incerteza", numa sessão agendada para as 18 horas no edifício da Assembleia de Guimarães.

A apresentação contará com a presença de Rui Vieira de Castro (Reitor da Universidade do Minho), Delfina Soares (Diretora da Unidade Operacional em Governação Digital da Universidade das Nações Unidas) e António Barros (ex-Presidente da AEP). A iniciativa é organizada conjuntamente pela associação Gabinete de Imprensa, Tertúlia Nicolina – Associação, Assembleia de Guimarães e a editora Caleidoscópio.
José Luís Carneiro reuniu em livro meia centena de intervenções sobre as áreas que tutelou durante dois anos no Governo, partilhando a sua vasta experiência e conhecimento num livro que procura não apenas esclarecer, mas, também, fomentar um debate enriquecedor sobre uma das temáticas mais relevantes da atualidade.
Além de Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro foi Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Assessor do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Presidente da Câmara Municipal de Baião, docente universitário e jornalista especializado em assuntos africanos no jornal O Independente.
Associado da coletividade Gabinete de Imprensa, José Luís Carneiro participou num colóquio organizado por aquela associação, a 24 de janeiro de 1997, sobre “África: presente e futuro”, numa altura em que era docente da cadeira de Antropossociologia da África Lusófona. José Luís Carneiro tem igualmente uma ligação antiga, desde 1998, à associação Tertúlia Nicolina.
Deputado eleito pelo círculo de Braga, José Luís Carneiro é licenciado em Relações Internacionais, mestre em Estudos Africanos e concluiu a parte escolar do doutoramento em Ciência Política e Administração no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
No prefácio do livro “Segurança Interna em tempos de incerteza”, o embaixador Paulo Vizeu Pinheiro afirma que José Luís Carneiro revelou “no seu consulado ministerial: uma visão da segurança interna enquanto um dos pilares da Segurança Nacional […] num quadro de segurança interdependente e humana, isto é, abarcando instituições oficiais, sociedade civil e cidadãos, e correlacionando segurança interna e externa strictu sensu”.
No livro publicado pela Caleidoscópio, Ylva Johansson, ex-Comissária Europeia dos Assuntos Internos, numa mensagem dirigida ao autor, agradece o “contributo” de José Luís Carneiro para tornar a Europa “um pouco mais segura”.
Foto: DR/CMG
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close