Notícias
Ponte de Lima revive a tradicional Serrada da Velha no próximo dia 26 de março
O Município de Ponte de Lima, em colaboração com os Pequenos Atores do Lima, promove a 26 de março a secular tradição da Serrada da Velha.
19 de março 2025

Esta autarquia, refere em nota de imprensa enviada à Agência de Informação Norte, que a Serrada da Velha é uma “antiga tradição popular” integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação, recebendo várias leituras: destruição do que é velho para dar lugar ao novo; celebração da “expulsão da morte”, que marca, no limiar da primavera, o renascer do novo ano agrário; personificação do ano velho; personificação da Quaresma, da qual marca o meio; a irreverência da Serração da Velha, contrastante com a austeridade da Quaresma, estando aí parte da sua força enquanto momento de crítica social; a Serração da Velha como um incompreensível desaforo; representação de um antigo ato mágico que expulsava o Inverno para não molestar os homens; ritual de crítica social, ruidoso e trocista, onde a velha resume os males do grupo.
A mesma nota diz que, em Ponte de Lima, esta tradição realiza-se na quarta-feira da terceira semana da Quaresma, com início às 21 horas, no Largo de S. João, seguindo para o Largo de Camões, acompanhados pelo Grupo de Bombos de S. Marçal de Ponte de Lima, onde acontece um dos momentos mais emblemáticos da cultura popular local: a Serrada da Velha.



