Notícias
EasyJet assinala 10 anos de operação da base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
A easyJet celebra 10 anos da sua base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde opera atualmente 27 rotas para 12 países, reafirmando o seu papel estratégico na mobilidade e desenvolvimento económico da região Norte.
30 de maio 2025

A companhia aérea easyJet está a celebrar o décimo aniversário da sua base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, reforçando a sua presença na região Norte de Portugal. Desde a inauguração da base, em março de 2015, a transportadora já movimentou milhões de passageiros, contribuindo significativamente para o crescimento do turismo, da mobilidade e da economia local.
Desde que realizou o seu primeiro voo para o Porto, em 2007, a easyJet já transportou mais de 23,4 milhões de passageiros. Atualmente, opera 27 rotas a partir do aeroporto portuense, ligando a cidade a 12 países europeus.
Com esta marca, a easyJet, uma das maiores companhias aéreas da Europa, reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento da região Norte e o fortalecimento das ligações internacionais a partir do Porto.
A presença da companhia aérea no Porto remonta a 2007, com o primeiro voo a ligar a cidade a Genebra. Desde então, mais de 23,4 milhões de passageiros escolheram a easyJet para viajar de ou para o Porto, refere a companhia em nota de imprensa.
Atualmente, a easyJet opera 27 rotas a partir do aeroporto do Porto, conectando a cidade a destinos em 12 países, incluindo França, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Marrocos, Croácia, Cabo Verde, República Checa e Luxemburgo, para além dos voos domésticos para o Funchal e Porto Santo.
No verão, a companhia realiza em média 56 voos diários de e para o Porto, com uma capacidade total superior a 3 milhões de lugares para o ano fiscal de 2025.
A base do Porto conta com 6 aviões Airbus A320, dois dos quais são modelos Neo, refletindo o compromisso contínuo da easyJet com a sustentabilidade. Que se juntam aos 5 aviões que também operam para o Porto desde outras bases, num total de 11 aeronaves a voar de e para o Porto. Além disso, 305 profissionais trabalham atualmente na base, contribuindo diariamente para a operação eficiente e segura da companhia.
José Lopes, Diretor Geral da easyJet Portugal, afirma citado na mesma nota de imprensa que estabelecer uma base no Porto “foi uma decisão estratégica e estamos empenhados em continuar a ser um agente ativo na internacionalização da região e na atração de novas oportunidades. Ao longo desta década, temos reforçado a nossa presença com investimento contínuo, rotas estratégicas e a criação de emprego qualificado”. Diz ainda acreditar no potencial económico da região, no seu dinamismo e nas suas pessoas. “Hoje hoje essa aposta traduz-se numa operação sólida e numa relação duradoura com o Norte do país. Mais do que transportar passageiros, a easyJet tem contribuído para a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a internacionalização das empresas da região. Temos orgulho em dizer que a nossa atividade no país contribuiu significativamente para a democratização do transporte aéreo, permitindo que mais portugueses viajem de forma conveniente e acessível.”
Novos destinos estratégicos
Em resposta à crescente procura por destinos tropicais, a easyJet iniciou em outubro os voos para a ilha do Sal, em Cabo Verde, uma ligação direta estratégica que reforça os laços com as comunidades lusófonas. Este verão, a easyJet alarga ainda a sua rede com o lançamento de uma nova rota entre o Porto e Split, na Croácia, com voos às segundas e quintas-feiras a partir de 23 de junho.
O comunicado destaca ainda a oferta da easyJet holidays que “também continua a crescer” na região Norte. “A partir de 1 de março de 2025, já foram registadas 2.869 reservas de clientes com destino ao Porto. As estadias mais populares têm a duração de 3 a 4 noites, com 96% das reservas efetuadas por adultos=. No total, mais de 21 mil passageiros já viajaram ou estão prestes a viajar através da easyJet holidays para o Porto, sendo que 80 hotéis estão atualmente disponíveis na plataforma”
Presente em Portugal desde 1998, a easyJet conta atualmente com 3 bases operacionais em Lisboa, Porto e Faro, onde estão estacionadas 19 aeronaves, além de uma capacidade adicional correspondente a 19 aeronaves não baseadas, e trabalham mais de 850 colaboradores locais. Com uma rede de cerca de 100 rotas e mais de 10 milhões de passageiros transportados só em 2024 (+8% face a 2023), a companhia reafirma o seu papel central no setor da aviação nacional.
Olhando para o futuro, a easyJet já disponibilizou a programação para o inverno 2025/2026, com mais de 2 milhões de lugares de e para Portugal, e para o verão de 2026, com mais de 2,5 milhões de lugares já à venda.



