Breves

Primavera Sound Porto 2025 arranca com mais de dois terços do público em estreia

O primeiro dia do Primavera Sound Porto 2025, que decorreu esta quinta-feira, dia 12 de junho, revelou um público marcado pela diversidade e renovação, tanto no perfil sociodemográfico como nas motivações que os levaram até ao festival.

A equipa de estudo de públicos do ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), volta a marcar presença no Parque da Cidade do Porto para conhecer o perfil do público que faz deste festival uma referência a nível europeu. Os resultados do primeiro dia revelam uma audiência marcada pela diversidade internacional, com destaque para nacionalidades como a alemã, americana, brasileira, espanhola, inglesa, italiana e irlandesa, entre outras.

Os visitantes apresentam um elevado nível de escolaridade, com destaque para os que possuem licenciatura (48%) ou mestrado (26%), e uma presença equilibrada entre géneros, com 54% de participantes do género feminino e 43,8% do género masculino. Em relação ao estado civil, predominaram os visitantes solteiros, a representar 71,5% da amostra, enquanto 25,7% a referirem estar casados ou viver em união de facto. A média de idade dos participantes é de 28,7 anos, o que ajuda a traçar um perfil jovem-adulto, com elevada qualificação e diversidade, que encontra neste tipo de evento um espaço de expressão cultural e social.

Um dos resultados a realçar é o facto de 67,5% dos participantes estarem a experienciar o Primavera Sound Porto pela primeira vez, evidenciando a capacidade do festival para conquistar continuamente novos públicos. Por outro lado, 32,5% dos inquiridos afirmaram ter regressado após participações em edições anteriores, o que também acaba por reforçar a fidelização ao evento.

O entretenimento e a diversão (76%), seguidos pelos artistas em cartaz (75,4%), foram os principais fatores apontados pelo público para marcar presença na edição de 2025, cuja abertura contou com atuações de Charli XCX, Anohni and the Johnsons, Caribou e Fontaines D.C. No entanto, também o convívio social (70,3%) e o prestígio e experiência única no festival (66,4%) surgem entre os motivos mais referidos, revelando assim que o Primavera Sound é um festival diversificado e que oferece muito mais do que os espetáculos musicais.

No que diz respeito ao tipo de bilhete, a opção pelo passe diário foi a mais comum (52,3%), o que pode indicar uma procura direcionada por dias específicos do cartaz, embora uma percentagem significativa dos participantes tenha optado pelo passe geral de quatro dias (42,1%).

Este é apenas o primeiro retrato de um estudo mais amplo que está a ser desenvolvido ao longo de todos os dias do Primavera Sound Porto 2025, que continua até domingo, com um cartaz que promete atrair milhares de pessoas ao Parque da Cidade do Porto.

Com um público entusiasta e exigente, o arranque do Primavera Sound Porto 2025 confirma-se como um palco privilegiado de cultura, diversidade e inovação, prometendo manter o ritmo nos próximos dias.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close