Notícias

Cartazes das Festas de São João do Porto conquistam dois ouros nos Graphis Design Awards

As imagens, desenvolvidas pelo designer João Machado, conquistaram a distinção máxima numa das mais importantes competições internacionais de design gráfico.

É mais um passo na afirmação crescente do design português além-fronteiras: João Machado, um dos nomes mais respeitados a nível nacional e internacional, conquistou dois prémios de ouro nos Graphis Design Awards. Os trabalhos distinguidos foram os cartazes criados para as Festas de São João do Porto de 2023 e 2024, pela utilização da tão reconhecida iconografia das festas populares e da inconfundível paleta de cores que define o seu trabalho.

Nas imagens vencedoras, o designer utiliza o fogo de artifício (em 2023) e o manjerico (em 2024) para valorizar uma das maiores tradições da cidade, como parte da memória de diferentes gerações.

Recorrendo a uma paleta de cores vivas e dando relevo a estes objetos iconográficos, a imagem criou uma mancha visual contagiante e envolvente em toda a cidade, expressando a euforia e o colorido de um momento que se veste de todas as cores.

A atribuição desta distinção reforça, assim, o valor simbólico e artístico da identidade visual criada para as Festas da Cidade. Recorde-se que o designer foi também autor da imagem da edição de 2022, trabalho que completa o tríptico desenvolvido para o São João do Porto, a convite da autarquia.

João Machado nasceu em Coimbra e tem formação em Escultura pela Escola Superior de Belas‑Artes do Porto (ESBAP). No entanto é no design gráfico que o seu trabalho é mais reconhecido e internacionalizado. Foi docente na ESBAP (entre os anos de 1976 e 1981), tendo decidido dedicar-se em exclusivo ao design gráfico e abrir atelier próprio em 1981.

Desde 1983 participa em exposições individuais e coletivas, sendo que muitos dos seus trabalhos já lhe renderam prémios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Prémio Excelência Icograda em 1999, o título de “Design Master” da conceituada revista americana Graphis e a sua nomeação como membro da Alliance Graphique Internationale (AGI).

Criou uma matriz muito própria no seu trabalho, onde a cor e as formas ganham relevo em diferentes texturas e dimensões. A sua paixão pelo cartaz é notória, que se revela particularmente no design editorial, nas áreas da ilustração e da filatelia.

Fundada em 1944 e com sede em Nova Iorque, a Graphis é uma referência internacional no design e reconhece, todos os anos, os melhores projetos de comunicação visual nas áreas de design gráfico, publicidade, fotografia e ilustração.

Foto: CMP

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close