Notícias

Praias do Porto do Mar ganham nova imagem e mais qualidade

"Mais do que 10 praias, um belo passeio". A zona balnear da Invicta tem uma nova identidade e um conceito de marketing inovador, que visa destacar as características únicas dos areais da cidade. O Porto pretende, desta forma, valorizar a sua orla marítima, um espaço de horizontes largos, onde a cidade abraça e celebra o mar como parte da sua identidade.

As praias do Porto já são conhecidas pela sua qualidade, segurança e diversidade de oferta. Com um leque de atividades que convidam ao descanso, ao lazer e ao bem-estar, a frente marítima portuense destaca-se como uma zona de excelência, reconhecida a nível nacional e internacional. Aliás, no ano passado, a cidade foi distinguida como “Melhor destino metropolitano à beira-mar da Europa”, nos World Travel Awards, o que comprova o potencial do Porto e daquela zona específica.

Este verão, o Município eleva a fasquia, apresentando agora uma identidade comum, mas diferenciadora, para a sua orla marítima, contribuindo para enriquecer a imagem do Porto enquanto destino e funcionando como mais um ponto de atração.

“A nossa cidade tem, felizmente, uma oferta diversificada de produtos e experiências e apresenta-se com várias dimensões. Temos o Porto mais urbano com os seus diferentes bairros característicos; o Porto universitário que atrai talento para a cidade; o Porto contemporâneo que aposta na qualidade de vida dos seus cidadãos. Temos ainda as dimensões histórica e cultural, que têm uma enorme força na cidade, ou o Porto fluvial, que se estende ao longo da margem do Rio Douro, com centenas de anos de história e que influencia decisivamente o perfil e a vida da cidade”, salienta Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

“Agora quisemos olhar também para o Porto à beira-mar, o local onde a cidade se conecta com a natureza e com o oceano Atlântico, com o objetivo de posicionarmos de uma forma atrativa e diferenciadora este espaço. E assim chegámos ao Porto do Mar, a zona da cidade que melhor espelha o bem-estar, o descanso e o lazer”, explica.

O novo conceito nasce de um trabalho de quase três anos, levado a cabo pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, e que envolveu um intenso trabalho de campo junto de vários stakeholders da cidade. O objetivo é potenciar a zona balnear do Porto, não só como polo de atração no verão, mas ao longo de todo o ano, promovendo as características únicas das praias portuenses, a beleza do património histórico e natural, os espaços que convidam a passeios e caminhadas ou as várias opções gastronómicas e de convívio.

“Não existem muitas cidades europeias com a dimensão do Porto que tenham uma costa urbana com praia. São 3 km de frente marítima, entre as Pastoras e o Castelo do Queijo, uma grande varanda sobre o mar, onde é possível ver e viver belos horizontes, pores-do-sol inesquecíveis, paisagens deslumbrantes onde o azul do mar, o verde e as cores brutas das pedras se misturam. E tudo isto em comunhão plena com as linhas arquitetónicas e o património histórico tão característicos desta parte da cidade”, acrescenta ainda Filipe Araújo.

Qualidade, segurança e inclusão contribuem para nove bandeiras azuis no Porto

Em 2025, o Porto voltou a hastear a Bandeira Azul na Zona Balnear do Homem do Leme, Zona Balnear da Foz e Zona Balnear de Gondarém. Além disso, a Praia do Homem do Leme e a Praia do Carneiro distinguem-se com a menção “Praia Acessível – Praia para Todos!”, por reunirem as condições de acesso e utilização por pessoas com mobilidade condicionada. Entre as infraestruturas disponíveis, contam-se lugares de estacionamento dedicados a pessoas com mobilidade reduzida, instalações sanitárias adaptadas, cadeira de rodas anfíbia para o acesso ao banho, posto-socorro adaptado e rede de percursos acessíveis.

Com o arranque da época balnear, a empresa municipal Águas e Energia do Porto intensifica os trabalhos de gestão das praias da cidade, ao reforçar as equipas na frente marítima. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a monitorização em tempo real do funcionamento das redes de drenagem e a verificação diária das condições das infraestruturas das praias (postos médicos, chuveiros, instalações sanitárias, bebedouros e condições para pessoas com mobilidade condicionada). Saliente-se que este ano, aproveitando a renovação da imagem, a Águas e Energia do Porto disponibilizará gratuitamente guarda-sóis e para-ventos nas praias concessionadas aos banhistas (os equipamentos devem ser devolvidos após a utilização).

A par do controlo realizado por entidades oficiais, o laboratório da empresa executa ainda um programa de monitorização complementar da qualidade da água e da qualidade microbiológica e micológica das areias das zonas balneares da cidade do Porto, de forma a salvaguardar a segurança e saúde pública.

Destaque ainda para a participação no Programa Bandeira Azul, através de um plano de atividades de educação ambiental, que decorre em diferentes praias durante o mês de julho. As ações, desenvolvidas pelo Pavilhão da Água em parceria com diferentes entidades, são gratuitas, bastando dirigir-se à tenda/espaço de apoio e indicar o interesse em participar (consultar aqui). Saliente-se que o trabalho realizado a este nível foi distinguido, uma vez mais, em 2024 pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que atribuíram à cidade do Porto o prémio de “Município Mais Azul”.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close