Sociedade
Mais de 800 jovens reúnem-se em Guimarães para debater o Futuro Sustentável das Políticas de Juventude
Guimarães acolhe este fim de semana o 21.º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), reunindo mais de 800 jovens de 200 associações de todo o país. Em foco estará a "Sustentabilidade 360" e o papel das políticas locais na construção de um futuro mais inclusivo, verde e participativo para a juventude.
17 de julho 2025

Guimarães será, nos dias 19 e 20 de julho de 2025, o palco do maior encontro associativo juvenil em Portugal. O 21.º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com o Município de Guimarães, reúne cerca de 800 jovens dirigentes e 200 associações de todo o país e ilhas, para dois dias de inspiração, partilha e construção coletiva.
Sob o mote “Sustentabilidade 360”, o ENAJ 2025 propõe uma reflexão profunda e inovadora sobre o papel do associativismo juvenil na construção de territórios mais justos, inclusivos e sustentáveis. Com uma programação dinâmica e interativa, o evento integra painéis de debate, masterclasses, momentos culturais e sessões práticas, destacando temas como empreendedorismo social, sustentabilidade e impacto climático, comunicação jovem, economia circular e eventos sustentáveis.
O evento tem início no sábado, 19 de julho, com uma sessão institucional de abertura que contará com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança Salgado, e do Presidente da FNAJ, Fernando Vieira. Esta presença sublinha a relevância política e institucional do movimento associativo juvenil no panorama nacional.
“O ENAJ é o coração do movimento associativo juvenil e representa um momento ímpar de escuta ativa, participação democrática e afirmação das juventudes nos territórios. Este ano, em Guimarães, trazemos uma abordagem global à sustentabilidade, envolvendo não só o ambiente, mas também as dimensões sociais, económicas e culturais das políticas de juventude”, refere Fernando Vieira, Presidente da FNAJ.
Entre os destaques do programa estão o painel “Sustentabilidade 360”, com oradores de entidades como o Laboratório da Paisagem, a Amnistia Internacional e o Portugal Inovação Social; e a Masterclass sobre o modelo de sustentabilidade do Rock in Rio. O evento inclui ainda a apresentação de boas práticas associativas, diálogos temáticos com especialistas, o arraial associativo aberto à comunidade com atuações de grupos juvenis de todo o país, uma mostra gastronómica, e o plenário final sobre o presente e futuro do movimento associativo e das políticas públicas de juventude.
O 21.º ENAJ decorre no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e convida todas as associações juvenis a fortalecer a rede, inspirar-se mutuamente e continuar a transformar as suas comunidades com criatividade, propósito e espírito colaborativo.
Foto: DR



