Cultura
Porto recebe Festival CONVIMUS: música clássica gratuita já a partir deste domingo
Invicta acolhe mais de 60 horas de música clássica gratuita, 300 participantes de 20 países e várias estreias absolutas.
1 de julho 2025

O Festival Internacional de Música CONVIMUS está de volta ao Porto para a sua 6.ª edição, com um programa que promete transformar a cidade num dos principais palcos europeus da música clássica neste verão. O arranque está marcado para domingo, 06 de julho, às 19h00, com o concerto “Concertos Invertidos” no Castelo de São João da Foz, onde jovens solistas da Orquestra de Cordas AMASING assumem o protagonismo num espetáculo de entrada livre.
Até 27 de julho, o festival oferece mais de 60 horas de música ao vivo gratuita, reunindo cerca de 300 músicos, estudantes e docentes de mais de 20 países. O programa inclui concertos, concursos internacionais, masterclasses, estreias e exposições, afirmando o CONVIMUS como um espaço de formação, celebração e descoberta.
À semelhança dos anos anteriores, o festival mantém o seu compromisso com o acesso inclusivo à cultura e Eliseu Silva, Diretor Artístico do CONVIMUS, explica que “fazemos questão de manter todos os concertos de entrada livre, porque acreditamos que a música clássica não pode ser um privilégio. Deve ser uma experiência viva e acessível a todos, independentemente do seu contexto.”
Nesta edição, o CONVIMUS vai assinalar os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes, um dos mais importantes e influentes músicos portugueses do século XX e, entre os destaques, está ainda a digressão internacional no Brasil que será atribuída ao vencedor do Concurso Internacional de Violino CONVIMUS, que vai poder atuar a solo com a Orquestra Sinfónica AMASING.
“Esta digressão representa uma rampa de lançamento para jovens intérpretes e simboliza aquilo que mais nos move: abrir caminhos, dentro e fora de Portugal, para uma nova geração de músicos”, sublinha Eliseu Silva.
Na vertente formativa, o festival apresenta pela primeira vez o Curso Intensivo de Direção Orquestral, orientado pelo maestro Volker Hartung, e reforça a sua oferta de masterclasses de violino, piano, viola, flauta e música de câmara, lecionadas por professores de prestígio internacional.
Ao longo do mês, há ainda lugar para o Concurso Internacional de Música de Câmara, uma exposição de violinos de luthiers internacionais, uma mostra de pintura de José António Rodrigues, bem como a estreia de obras de compositores portugueses como Nicolau Medina Ribas e Duarte Costa.
O festival termina a 27 de julho na Igreja de São João da Foz, com um concerto de encerramento protagonizado pelos solistas vencedores do Concurso Internacional de Violino, acompanhados pela Orquestra Sinfónica AMASING, num programa que inclui obras de Mozart, Mendelssohn, Luís de Freitas Branco e Artur Napoleão.
Coproduzido pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, pela Associação Cultural AMASING e pela própria Orquestra Sinfónica AMASING, o CONVIMUS assume-se como um evento profundamente enraizado no território e com uma ambição internacional clara de levar a música clássica a todos e lançar novos nomes no panorama global.
Programa:
1. CONCERTO – APRESENTAÇÃO CONVIMUS 2025
CONCERTOS INVERTIDOS
06 de julho // 19h00
Castelo de S. João da Foz
Participantes: Solistas da OCA – Orquestra de Cordas AMASING
2. CONCERTO – MÚSICA100PAREDES
HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE CARLOS PAREDES
09 julho // 21h00
Auditório Municipal de Gondomar
Participantes: Orquestra Sinfónica AMASING, Eliseu Silva e Paulo Soares
3. CONCERTO – DIÁLOGOS A DOIS
BEETHOVEN À MESA COM CAMÕES & CAMILO
11 de julho // 21h00
Igreja Stella Maris de Nevogilde
Participantes: Eliseu Silva e Manuela Gouveia com duo de poesia por Cristina Bacelar e Luísa Pinto
4. CONCERTO – PORTUGALIDADES
CONCERTO DE ABERTURA DO FESTIVAL CONVIMUS 2025
19 de julho 21h00
Auditório Ilídio Pinho – Universidade Católica
Participantes: Olga Amaro Piano, Aires Pinheiro Guitarra, Coro de Vila do Conde, Academia de Danças e Cantares da Foz do Douro
5. CONCERTO – LAUREADOS DE MÚSICA DE CÂMARA
CONCERTO DOS VENCEDORES DO CONVIMUS MÚSICA DE CÂMARA
22 de julho // 21h00
Aula Magna da Universidade Lusíada do Porto
Participantes: Vencedores do Concurso Internacional de Música de Câmara CONVIMUS
6. CONCERTO – DEGUSTAÇÃO SONORA
CONCERTO DE EXPERIMENTAÇÃO DE VIOLINOS E ANÚNCIO DOS RESULTADOS DA CATEGORIA A – VIOLINO
23 de julho // 17h00
Aula Magna da Universidade Lusíada
Participantes: Luthiers internacionais
7. CONCERTO – FROM JURY WITH LOVE
CONCERTO DOS JÚRIS DO CONCURSO E ANÚNCIO DOS RESULTADOS DA CATEGORIA B – VIOLINO
24 de julho // 21h00
Igreja de S. Martinho de Aldoar
Participantes: Júris do Concurso Internacional CONVIMUS
8. CONCERTO – CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS
25 de julho // 21h00
Forte de São João da Foz Porto
Participantes: Pauliteiros de Nevogilde e Vencedores do Concurso Internacional de Violino CONVIMUS a solo
9. CONCERTO – CONCERTO DE ENCERRAMENTO CONVIMUS
SOLISTAS VENCEDORES DO CONCURSO INTERNACIONAL DE VIOLINO CONVIMUS
27 de julho // 17h00
Igreja de São João da Foz, Porto
Participantes: Orquestra Sinfónica AMASING e Vencedores do Concurso Internacional de Violino CONVIMUS
Foto: DR