Destaque

Radar Social de Ovar apela à sinalização de situações de fragilidade social

O Radar Social de Ovar apela à comunidade para a sinalização de situações de fragilidade social, num trabalho de proximidade desenvolvido em todas as freguesias do concelho.

O Radar Social do Município de Ovar está no terreno em todas as freguesias do concelho com o objetivo de identificar situações de vulnerabilidade social e encaminhá-las para os serviços competentes, num trabalho de proximidade desenvolvido em articulação com as redes locais.

Criado pela Município de Ovar, o programa pretende sinalizar casos de fragilidade social em complementaridade com as respostas já existentes, assente numa lógica de parceria e cooperação, com vista ao desenvolvimento de um território mais inclusivo e coeso.

Solidão, isolamento, ausência de cuidador, perda de autonomia, violência doméstica, discriminação étnica, política, religiosa ou sexual, comportamentos aditivos, dependências, problemas de saúde mental ou situações económicas precárias integram o conjunto de fragilidades identificadas pela autarquia. Segundo uma nota de imprensa municipal, a sinalização é o primeiro passo para que o Radar Social possa encaminhar cada situação para as respostas adequadas, sendo feito um apelo à participação de toda a comunidade.

O contacto pode ser realizado presencialmente, por telefone, por email ou através de um formulário de sinalização online. A autarquia sublinha que o processo é simples, rápido e assegura o anonimato, a proteção e a confidencialidade dos dados da pessoa ou entidade sinalizadora.

Estes casos de vulnerabilidade social são muitas vezes vividos em silêncio e ocultados por quatro paredes. É por isso que os agentes de proximidade são cruciais para que possamos impactar positivamente cada vez mais pessoas, contribuindo para a sua saúde mental e física e para uma verdadeira integração na comunidade”, afirma Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, citado na mesma nota.

O Radar Social de Ovar é um projeto-piloto que visa sinalizar e reconhecer situações de pobreza e exclusão social no concelho, promovendo o desenvolvimento social integrado à escala local através da criação de respostas rápidas e abrangentes, numa lógica de trabalho em rede que permita também a otimização de recursos.

Para a sua execução foi constituída uma equipa pluridisciplinar que, a partir de uma avaliação social preliminar de indivíduos e famílias, agiliza intervenções e encaminhamentos para os serviços competentes e para as respostas locais disponíveis. O projeto tem intervenção nas oito freguesias do concelho.

Em paralelo, está a ser implementado um sistema integrado de georreferenciação social, destinado ao mapeamento de recursos, respostas e soluções existentes no território, com o objetivo de facilitar a ativação das respostas, otimizar recursos e reforçar a eficácia da intervenção das entidades locais.

O Radar Social do Município de Ovar é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close