Sociedade
Festival da Canção regressa em fevereiro com autores já divulgados pela RTP
A nova edição do Festival da Canção arranca em fevereiro, com a RTP a divulgar a lista de autores que vão assinar as composições em concurso. A estação pública realçou, em comunicado, que o evento volta a assumir-se como espaço de encontro entre criadores de várias gerações e correntes estéticas, sublinhando a aposta na diversidade da música portuguesa.
13 de novembro 2025

O Festival da Canção está de volta com mais uma edição para celebrar “o melhor da criação musical portuguesa”,refere a organização da RTP em comunicado. Reconhecido pela sua capacidade de unir tradição e inovação, o formato é, há décadas, um ponto de encontro entre artistas consagrados e novas vozes, refletindo a diversidade criativa que define a música feita em Portugal.
O Festival da Canção 2026 contará com 16 autores, cada um responsável por uma canção original e inédita. Dos 16 autores, 8 aceitaram os convites feitos diretamente pela RTP; 6 foram selecionados através do processo de livre submissão de canções, avaliadas por um júri criado para o efeito; 1 autor foi escolhido pelo público através da “Prova de Acesso”; e 1 autor foi convidado pela banda vencedora da anterior edição do Festival da Canção, NAPA. A Prova de Acesso, que colocou a votação online 5 estudantes de escolas de música, e a escolha direta do vencedor do ano anterior são novidades introduzidas na edição de 2026.
As semifinais da 60.ª edição acontecem a 21 e 28 de fevereiro e a Grande Final terá lugar a 7 de março de 2026, todas transmitidas em direto na RTP.
Entre os autores confirmados para o Festival deste ano estão nomes consagrados e novas vozes da música portuguesa.
São os autores convidados pela RTP: André Amaro, Bandidos do Cante, Bateu Matou, Cristina Branco, Djodje, EVAYA, Inês Sousa e Marquise. Juntam-se os autores selecionados através da Livre Submissão de Canções: AGRIDOCE, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Jacaréu, Rita Dias e Sandrino. O autor escolhido pelo público através da “Prova de Acesso” foi Dinis Mota e a escolha dos NAPA foi a banda Nunca Mates o Mandarim.
No passado mês de março, a banda madeirense NAPA ganhou o Festival da Canção. Com “Deslocado”, para além de representar Portugal na Eurovisão, alcançou mais de 90 mil streams em todo o mundo.
Foto: RTP



