Educação
Diversidade marca abertura da ExpoColgaia em Gaia
A valorização da diversidade marca a 29.ª edição da ExpoColgaia, que abriu esta quinta-feira no Colégio de Gaia e decorre até sábado, envolvendo cerca de 1.500 pessoas da comunidade escolar.
26 de março 2026
A iniciativa, que decorre no centro de Vila Nova de Gaia, abre à comunidade a oferta educativa do colégio, envolvendo toda a comunidade escolar e alargando-se ao público em geral. Sob o lema “Crescemos juntos, respeitamos as diferenças e construímos o futuro”, a edição deste ano coloca a inclusão e a partilha no centro da proposta educativa.
Em declarações à Agência de Informação Norte, o diretor pedagógico, Tiago Carvalho, identifica a mensagem como eixo central desta edição. “Crescemos juntos, respeitamos as diferenças e construímos o futuro”. O responsável sustenta que a principal novidade reside no tema escolhido, centrado na diversidade. “O que nos valoriza como Colégio é precisamente não a tecnologia, não as condições, mas sim a diversidade que temos ao nosso serviço”.
A organização mantém a base das edições anteriores, recorrendo sobretudo a materiais e recursos internos, desenvolvidos pelos próprios alunos e pela comunidade educativa. O evento decorre na praça do colégio e abrange participantes desde o pré-escolar até ao ensino secundário, assumindo-se como espaço aberto também à população de Vila Nova de Gaia.
Entre os momentos em destaque, o diretor pedagógico aponta a cerimónia de abertura e o “Sunset Call Gaia”, marcado para sexta-feira às 17h30, que apresenta talentos dos alunos e está aberto ao público. O encerramento assinala o regresso de uma tradição interrompida há vários anos, com um jogo de futebol entre trabalhadores e alunos.
Com mais de noventa anos de atividade, o Colégio de Gaia apresenta um modelo de ensino que combina exigência académica com inovação pedagógica, assente em práticas inclusivas e num ambiente de proximidade. A formação integral dos alunos é assumida como prioridade, com enfoque no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e do pensamento crítico.
A instituição assegura resposta desde o pré-escolar ao ensino secundário e dispõe de 28 laboratórios especializados em áreas como desporto, marketing, mecânica, eletromedicina, multimédia e informática. A par da componente letiva, desenvolve projetos de ligação ao meio, de natureza humanista e orientados para a participação ativa dos alunos.
O diretor do colégio, António Manuel Barbosa, defende uma escola centrada na inclusão e na responsabilidade partilhada. “Acolhedora das diferenças”. O responsável enquadra esta visão no lema da instituição. “Crescermos juntos, respeitarmos as diferenças e construirmos o futuro”, apontando um caminho “humanizador e próximo”, sem “conflitos nem competição”.
Sublinha ainda a importância de integrar a diversidade com humildade. “Sejamos dissonantes, com a humildade de integrarmos as imperfeições e as diferenças”. Considera que é nesse contexto que “nasce a harmonia, capacidade de crescermos, respeitarmos e construirmos […] o acolhermos, como somos, os outros”.
Sobre a ExpoColgaia, destaca o seu papel na identidade da instituição. “Foi, é, e será sempre um instrumento de identidade, de dignidade e de diálogo, onde aprendemos e congregamos esforços e vontades”, sublinhando o caráter agregador da iniciativa. “Une, aconchega. Não espartilha”.
Por fim, defende uma postura ativa do colégio perante a comunidade educativa. A instituição “tem de ser ousada”, valorizando “a originalidade, a qualidade, a força, a consciência, a responsabilidade” como base para projetar o futuro. “Serão a plataforma que nos entusiasma a idealizarmos trajetórias para “Crescermos juntos, respeitarmos as diferenças e construirmos o futuro”. O nosso futuro”, rematou o Padre António Barbosa.
A ExpoColgaia termina no próximo dia 28.




Parabéns pela reportagem, que muito agradeço. Obrigado