Notícias
Viana do Castelo leva cultura e tradições à Assembleia da República
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o artesanato, a gastronomia, os vinhos e outras expressões identitárias de Viana do Castelo estiveram em destaque na Assembleia da República, durante a iniciativa "Dia do Município", que promoveu o património cultural e as tradições do concelho.
12 de junho 2026

Viana do Castelo esteve representada, esta quinta-feira, na Assembleia da República para assinalar o “Dia do Município”, numa iniciativa dedicada à promoção da identidade e do património do concelho. O programa destacou as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o artesanato, a gastronomia, os vinhos e as expressões culturais que caracterizam o território vianense.
A comitiva foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pelo presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, e pela presidente da Assembleia Municipal, Ana Paula Vale. Recebidos pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, os responsáveis deram as boas-vindas aos deputados no Claustro do Palácio de São Bento, onde apresentaram alguns dos principais elementos que distinguem o concelho.
Luís Nobre disse que o objetivo desta iniciativa era levar “a identidade” de Viana do Castelo à Assembleia da República. “Trazemos o passado, que proporcionou a nossa identidade, mas também trazemos o nosso presente, que é vibrante, alegre, dinâmico, focado no desenvolvimento, no crescimento, na nossa projeção nacional e internacional”, reforçou o autarca.
O Presidente da Assembleia da República destacou “a força da identidade de Viana do Castelo, que se exprime com orgulho, associando a dimensão estética, a dimensão emocional e a dimensão da cultura tradicional, numa tríade que nos enche de orgulho”.
Aguiar-Branco explicou que o “Dia dos Municípios na Assembleia da República” é uma iniciativa que reforça a proximidade entre o Parlamento e as comunidades locais, permitindo valorizar e enaltecer o papel dos territórios na vida democrática, demonstrando que “a diversidade dos municípios é aquilo que nos enriquece”.
A sessão do Município de Viana do Castelo contou com um programa representativo dos seus usos, costumes e tradições, entre bombos, cabeçudos e trajes, apresentando o cartaz e os principais momentos da Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
O dia arrancou com uma atuação do Quinteto de Metais da ARTEAM, com uma apresentação de um repertório selecionado que espelhou a qualidade e a dedicação de uma das instituições de ensino artístico mais prestigiadas da região.
Integrou ainda um feirão com folclore, tocata, petiscos tradicionais, Torta de Viana certificada, doçaria de pastelarias do concelho e vinhos de produtores locais.
O evento contou também com um Atelier de Bordados tradicionais de Viana, com artesã a bordar ao vivo e alunas a aprender esta arte. Viana do Castelo certificou o seu bordado com o objetivo de valorizar e preservar a qualidade do mesmo, garantindo um produto autêntico.
Foto: CMVC



