Notícias

Viana do Castelo: Serviços Municipalizados reforçam fiscalização após aumento de deposições ilegais de resíduos

O aumento das deposições ilegais de resíduos no concelho levou os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo a reforçar as ações de fiscalização. Em nota de imprensa, a presidente do Conselho de Administração, Carlota Borges, apela ao civismo da população e lembra que estas infrações são puníveis com coima.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) afirmam que têm registado um aumento das deposições indevidas de resíduos em diferentes pontos do concelho, uma realidade que, segundo a entidade, abrange freguesias urbanas e rurais.

Na nota de imprensa, Carlota Borges sustenta que a persistência destes comportamentos “não pode ser ignorada”, por considerar que compromete a limpeza do espaço público e o trabalho desenvolvido diariamente pelos serviços municipais.

A responsável apela à utilização correta dos contentores, ecopontos, equipamentos destinados aos biorresíduos e do serviço de recolha de monos e resíduos verdes disponibilizado pelos SMVC. Recorda ainda que a deposição ilegal de resíduos na via pública constitui uma contraordenação grave, punível com coima, nos termos da legislação em vigor e do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos do Município.

Perante esta situação, os Serviços Municipalizados anunciam o reforço da fiscalização em todo o concelho e incentivam os cidadãos a comunicar casos de deposição ilegal de resíduos de que tenham conhecimento.

A mesma nota refere que os SMVC têm vindo a reforçar a resposta na área da gestão de resíduos através da contratação de recursos humanos, da reorganização das escalas de trabalho, da renovação da frota, da expansão da recolha seletiva de biorresíduos e da recolha domiciliária de monos e outros resíduos volumosos, a par do reforço das ações de sensibilização e fiscalização.

O nosso objetivo é claro: promover rotinas corretas de deposição de resíduos, fundamentais para a defesa do ambiente e para o futuro coletivo. Mas este esforço não pode ser apenas dos SMVC, depende também de cada vianense”, afirma Carlota Borges na referida nota.

A presidente conclui que “os resíduos são um problema de todos” e agradece aos munícipes que, diariamente, cumprem as regras, colaboram com os serviços e respeitam o espaço público.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close