Notícias

Literatura sobe ao palco no Festival Internacional de Marionetas do Porto

A 37.ª edição do FIMP decorre entre 09 e 18 de outubro, no Porto e em Matosinhos. O programa reúne artistas de sete países e parte da obra de autores como Cervantes, Gogol, Victor Hugo, Dostoiévski, Heiner Müller, José Luís Peixoto e Regina Guimarães.

A literatura cruza-se com o teatro de marionetas e de objetos na 37.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto. O FIMP’26 regressa em outubro com espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, apresentados em vários espaços do Porto e de Matosinhos.

A narrativa, a necessidade de contar histórias e a procura de novas formas de interpretar a realidade orientam a programação deste ano. As obras literárias e a poesia servem de ponto de partida para várias das criações apresentadas.

“No FIMP’26 queremos desafiar o estimado público para se reunir em torno de um conjunto de obras que exploram as possibilidades do teatro de marionetas e objetos enquanto máquina heteróclita de contar histórias”, afirma o diretor artístico, Igor Gandra, citado em nota de imprensa.

O festival recebe artistas da Lituânia, Polónia, Eslovénia, Bélgica, França, Espanha e Portugal. A programação passa pelo Rivoli, Teatro do Campo Alegre, Teatro Carlos Alberto, Palácio do Bolhão, Teatro de Belomonte, Teatro de Ferro, Jardim de São Lázaro e Estação de Metro da Trindade. Em Matosinhos, os espetáculos chegam ao Teatro Municipal Constantino Nery.

Entre os destaques está o projeto internacional “Transport”, que reúne seis teatros de cinco países. O FIMP apresenta três das criações deste projeto: “Cargo”, do Teatro de Marionetas de Maribor, “Fasten Your Seat Belts”, do Teatro de Marionetas de Klaipeda, e “Connecting Flights”, do Teatro de Marionetas de Białystok.

A companhia belga Karyatides leva ao Teatro Carlos Alberto adaptações de dois clássicos da literatura: “Crime e Castigo”, de Fiodor Dostoiévski, e “Os Miseráveis”, de Victor Hugo.

A criação portuguesa também marca presença. A Companhia Limite Zero apresenta “O Cavaleiro da Triste Figura”, inspirado em “Dom Quixote”, de Cervantes. A Alma d’Arame e O Teatrão revisitam “O Capote”, de Nikolai Gogol, enquanto o Teatro de Ferro e a Alma d’Arame assinam “Vidro Pantera: Estilhaços de Heiner Müller”.

As Marionetas do Porto regressam ao festival com “Mulher Luz”. A obra de José Luís Peixoto, dirigida por Paulo Duarte, cruza a sombra, a memória e o desejo numa casa que se transforma em corpo.

O programa inclui ainda “Supersensible”, da companhia francesa MUE Marionnettes, “Nocturne (Parade)”, da Compagnie Non Nova, e “Se fosse um filme”, da criadora espanhola Macarena Recuerda Shepherd.

A programação central decorre entre 9 e 18 de outubro, embora a agenda inclua uma sessão escolar no dia 8 e uma atividade formativa entre 23 e 25 de outubro. As datas, os locais e os espetáculos foram confirmados na Agenda Porto e no site oficial do FIMP’26.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close