Notícias

É-Aqui-in-Ócio arranca na Póvoa de Varzim com estreia absoluta

Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e presidente da Câmara Municipal, Andrea Silva, marcam presença na abertura do Festival.

A volta a receber, a partir de amanhã, o Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio. A 17.ª edição prolonga-se até 3 de outubro, com uma programação nacional e internacional que leva o teatro ao Cine-Teatro Garrett e ao espaço público, tendo o “medo” como tema central.

Promovido pela Varazim Teatro, o Festival cruza esta emoção com a comédia e o humor, numa reflexão sobre fenómenos que marcam a sociedade contemporânea.

A abertura fica marcada pela estreia absoluta de “A Instalação do Medo”, amanhã, às 21h30, no Cine-Teatro Garrett. O espetáculo conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e da presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva.

A produção da Companhia Certa, braço artístico da Varazim Teatro, parte do romance homónimo de Rui Zink e recorre ao humor cáustico para abordar o medo e os seus reflexos na mente humana. A peça volta ao palco na quinta-feira, dia 24, também às 21h30. Os bilhetes custam sete euros e podem ser adquiridos através das plataformas habituais.

Entre a sala de espetáculos e o espaço público

A programação dos dias seguintes reforça a dimensão internacional do Festival e o novo eixo “OFF”, que leva os espetáculos ao espaço público.

Na sexta-feira, 25 de setembro, a companhia galega Ártika Cia. apresenta, pela primeira vez em Portugal, “Non Pasarán”, uma proposta que reflete sobre a desconfiança e o medo.

No sábado, dia 26, a programação começa na rua. Às 11h00 e às 15h00, “Insectes” percorre a Rua da Junqueira, o Passeio Alegre e a Avenida dos Banhos, com uma mensagem centrada na sustentabilidade ambiental. À noite, às 21h30, o Cine-Teatro Garrett recebe a estreia nacional de “Tributo”, da companhia valenciana La Teta Calva.

No domingo, dia 27, o “OFF” chega a Aver-o-Mar. A performance itinerante “Molhos”, da Kopinxas Companhia de Teatro, realiza-se às 15h00, no início da praia do Esteiro. Nesse mesmo dia, às 17h30, a programação de palco recebe “Super-Herói”, da companhia El Perro Azul, um espetáculo que recorre a máscaras e marionetas.

Atividades paralelas completam o Festival

A programação do É-Aqui-in-Ócio estende-se para além do teatro, com várias atividades paralelas. Ainda hoje, numa antecipação da abertura oficial, Quico Cadaval apresenta “Fantasmas Familiares”, um espetáculo de narração oral que o artista de Santiago de Compostela aperfeiçoa há mais de 20 anos.

A criação parte de histórias da tradição oral que se foram transformando ao longo do tempo e que Quico Cadaval tem contado a públicos dos quatro continentes, procurando perceber se estas narrativas são universais.

No dia 1 de outubro é exibida a versão digital restaurada de “Persépolis”, longa-metragem de animação baseada na banda desenhada autobiográfica de Marjane Satrapi, que retrata o crescimento da autora no Irão durante a Revolução Islâmica.

A reflexão em torno do tema desta edição prolonga-se ainda na exposição “Império do Medo – Escravatura, racismo e novas servidões”, com curadoria de Ana Calçada. Patente até 3 de outubro, a mostra aborda aspetos essenciais do tráfico negreiro e propõe uma reflexão sobre os seus impactos no presente, assinalando os 157 anos da abolição da escravatura em Portugal.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close