Notícias

Porto: Intervenção na Igreja do Mosteiro de S. Bento da Vitória

Com um investimento de cerca de 150 mil euros está em curso a Operação Mosteiro de S. Bento da Vitória, no Porto, a qual visa a reabilitação da igreja de São Bento da Vitória. A intervenção é cofinanciada pelo Programa Norte 2020 e deverá estar concluída até final do 1º semestre 2023.
A empreitada tem por objeto a revisão geral das coberturas em telhado da nave lateral da Igreja voltada à Travessa de S. Bento. Prevê-se também o isolamento da cobertura da torre sobre o órgão incluindo a impermeabilização da cúpula.
O espaldar da fachada principal e o remate superior serão tratados e isolados, assim como serão limpas e tratadas as cantarias das fachadas da torre sobre o órgão.
De forma a evitar-se a entrada de água e aves na torre sobre o órgão, todas as caixilharias da mesma serão recuperadas para salvaguarda do valioso recheio artístico e evitar que invadam a zona dos foles e interfiram com o funcionamento e utilização do órgão barroco da igreja.
Fazem parte dos trabalhos, o reforço do lintel fraturado do janelão do coro-alto, da cornija exterior da fachada principal e ainda alguns reforços e pregagens em situações de fraturas e fendas na Igreja.
Com esta intervenção pretende-se não só a conservação da igreja e seu valioso recheio artístico, mas também reforçar a fruição e usufruto deste monumento integrado na rede temática das Paisagens Beneditinas (Mosteiro de Tibães, Mosteiro de Pombeiro, Mosteiro de Rendufe e Mosteiro de Cabeceiras de Basto).
Situado no coração do velho Porto, freguesia da Vitória, o Mosteiro de São Bento da Vitória – classificado Monumento Nacional em 1977 – é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

47 − 43 =

Close