GaleriaNotícias

Novo Executivo da Junta de Esmoriz vai pedir uma auditoria às contas do anterior executivo

O novo Executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz, em Ovar, tomou posse ontem com uma equipa “experiente” que, até às eleições de outubro, pretende recuperar a “estabilidade” e renegociar o contrato de competências com a Câmara. Essas serão as prioridades da gestão anunciada pelo arquiteto social-democrata António Bebiano, que, tendo vencido por quatro votos a ex-presidente da Junta local, declarou ainda à Agência de Informação Regional – Norte que irá pedir uma auditoria às contas do anterior executivo.”Isso é ponto assente. Será feita pela Inspecção-geral da Administração Local”

Contabilidade, economia, educação, recursos humanos, comunicação e marketing são os domínios em que trabalham os cinco novos elementos do Executivo, que, em primeiro lugar, se propõe “repor o normal funcionamento da Junta, que foi muito abalada pelos últimos meses de instabilidade e ingovernabilidade”.
É nesse contexto que António Bebiano considera importante proceder à renegociação do contrato de delegação de competências assinado entre a Junta de Esmoriz e a Câmara de Ovar (PS), e em relação ao qual o PSD nunca terá sido muito favorável.
“A Junta nunca foi corretamente ressarcida pelos serviços que prestava nem pela dimensão que tem no concelho”, continua o autarca. “Do bolo global das verbas atribuídas pela Câmara, Esmoriz só recebe 14 por cento, mas representa muito mais do que isso no concelho, a todos os níveis – seja territorial, populacional, de contribuições autárquicas, imposto sobre imóveis, quadro empresarial ou industrial”.
Em vista o Executivo tem depois a criação de um regulamento local de apoio ao associativismo, com o que o arquiteto social-democrata espera “acabar com a guerrilha entre coletividades que estão em luta umas com as outras pelos fundos da Junta”.
Para António Bebiano, essas instituições têm que ser subsidiadas “com transparência, de forma que seja razoável, equilibrada e justa para todos, e que premeie também o mérito de quem faz mais ou melhor”.
O novo presidente da Junta de Esmoriz quer ainda “implementar na internet um portal que inclua um balcão de serviços da Junta, uma agenda cultural e toda a informação de interesse que aí possa ser consultada pela população de forma transparente, para ajudar a promover a imagem de Esmoriz a nível interno e externo”.
António Bebiano promete também “dignificar os eventos festivos da cidade” e preparar com “especial cuidado” a época balnear, assegurando a qualidade das praias, a disponibilidade de estacionamento e o estado da rede viária local.
“Queremos iniciar o processo da criação de comissões de moradores, por ruas ou lugares”, explica o autarca, “e elaborar um plano que revele o estado real da rede viária da freguesia, de forma a agendar obras de acordo com o grau de conservação dessas estradas”.

AIR/Lusa

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close