GaleriaNotícias

Custo da água em Gaia é “inferior ao do Porto”

A Câmara de Gaia informou hoje que o custo da água na cidade é atualmente inferior ao do Porto,fixando-se nos 11,10 euros por um consumo mensal de 10 metros cúbicos.

A informação da autarquia de Gaia surge em resposta a uma petição pública entregue pelo “Movimento Cidadãos por Gaia” no início do mês de dezembro de 2012 e que defendia a redução da “fatura da água” no concelho “para valores semelhantes aos praticados na cidade do Porto”.
“Em resposta ao peticionado informa-se que o custo da água em Gaia, fixado por deliberação da Câmara Municipal de 12/12/2012, ou seja oito dias após a entrega da petição, é já inferior ao do Porto”, refere o comunicado divulgado.
Segundo dados no documento da autarquia, por um consumo de 10 metros cúbicos um cidadão de Gaia paga 11,10 euros e um do Porto 11,29 euros.
Já no que concerne ao custo dos resíduos sólidos urbanos, a câmara explica que o “tarifário de Vila Nova de Gaia repercute integralmente, seguindo o princípio do ‘utilizador-pagador’, o custo do serviço, enquanto na cidade do Porto esse custo é repercutido em apenas cerca de 40% nos tarifários”.
“Os restantes 60% são suportados pelos impostos e taxas dos portuenses. Ou seja, em Vila Nova de Gaia quem consome paga na proporção, no Porto pagam alguns, nos impostos e taxas municipais, o consumo dos outros. A solução de Vila Nova de Gaia é, pois, mais justa e equitativa”, acrescenta o comunicado.
Quanto à tarifa de saneamento, refere a autarquia que a diferença de valor está relacionada com “a necessidade de em Gaia se repercutir a amortização do enorme investimento em saneamento (150 milhões de euros) realizado em Gaia nos últimos 15 anos (que não se verificou no Porto) e que está à vista de todos, com retorno sócio-económico”.
Lusa

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close