Notícias

“Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A História e as Estórias”

“Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A História e as Estórias” é o título do livro do feirense Paulo Sérgio Pais, que será lançado dia 23 de março (sábado), às 17h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com intervenções de Cristina Tenreiro, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e de Amadeu Albergaria, deputado na Assembleia da República.

O livro proporciona uma viagem pelas 16 edições do evento (1996 – 2012), durante a qual o autor partilha factos e curiosidades, mas também emoções e vivências, contadas na primeira pessoa, que permitem demonstrar a evolução do maior evento de recriação histórica do País
– a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
O autor reconhece, desde logo, as dificuldades de retratar um evento com a dimensão e as especificidades da Viagem Medieval. «Decidi dar corpo a esta ideia consciente de que a Viagem Medieval é um evento difícil de descrever em palavras. A Viagem vive-se, cheira-se, sente-se. A Viagem apaixona!», enfatiza Paulo Sérgio Pais, na Nota Introdutória.
«Curiosamente, este livro está estruturado em três partes, que espelham três facetas distintas, mas complementares, do autor: a de doutorando, que no âmbito da sua tese mergulhou nas teorias de diferentes autores, estudando-as e enquadrando-as no âmbito da Viagem Medieval; a de investigador, que de forma metódica e persistente calcorreou arquivos diversos e recorreu a inúmeras fontes, esmiuçando as 16 edições do evento; e a de contador de estórias, que partilha com os leitores emoções, angústias e vitórias associadas ao projeto, reportando-se a episódios reais e a testemunhos pessoais», escreve o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, no Prefácio do livro.
Repleto de História e de Estórias, que atravessam as 16 edições do evento, este livro é também uma homenagem a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem, ou já contribuíram, para o sucesso da Viagem Medieval. «Por tudo o que o evento representa para o território e para as gentes de Santa Maria da Feira, ficaria muito honrado se este livro tivesse um cantinho especial na biblioteca pessoal de qualquer feirense ou aficionado pela Viagem Medieval», confidencia o autor.
“Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A História e as Estórias” é um projeto inteiramente pessoal de Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto [entidade que, juntamente com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, organiza o evento] e membro da comissão executiva da Viagem Medieval.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close