Destaque

Feira: Mostra do Fabrico da Fogaça antecipa Festa das Fogaceiras

“A nossa grande qualidade, diria, é sermos capazes de manter a tradição com a nossa fogaça e inovar. Somos, aliás, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Gastronomia. Por isso, este ano decidimos convidar para a nossa mostra o Chef Ruben Silva, um filho da nossa antiga Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira”. A garantia é do presidente da autarquia feirense, durante a degustação da XVI Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira, que se realizou esta semana, no Salão Nobre do Castelo de Santa Maria da Feira.

A Mostra do Fabrico da Fogaça, que nesta edição, assumiu, pela primeira vez, um formato diferente, aliando a produção tradicional da fogaça a uma recriação gastronómica, proporcionando ao público uma experiência única e diferenciadora.

Emídio Sousa disse aos jornalistas, junto do centenário forno a lenha deste monumento histórico, de onde saíram duas fornadas de fogaça, que a câmara respeita “muito esta tradição”, acrescentando que “um território que não se moderniza, não inova, morre”. O chefe máximo desta autarquia lembrou que a Festa das Fogaceiras foi em tempos apenas um dia, o dia 20 de janeiro. “Hoje temos um mês inteiro de atividades, música, teatro, woksops, exposições e gastronomia. A nossa festa foi um voto das gentes da Terra de Santa Maria. Hoje, é a nossa identidade, a identidade de um território. Hoje, Santa Maria da Feira é um polo agregador de toda uma região”.

O produtor de fogaça, Diogo Almeida, em representação do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, apresentou todo o processo de produção da sua “rainha”, como carinhosamente chama ao “pão doce”, produto certificado, com Identificação Geográfica Protegida, vincando, na sua intervenção, que todas as recriações “têm sempre de respeitar a massa da nossa fogaça”.

Foi isso mesmo que fez o chef Rúben Silva. Respeitou a tradição e inovou: “não pode haver inovação sem tradição e, para inovarmos, temos de conhecer muito bem a tradição e respeitá-la”, contou.

Ao lado de alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, o chef que estudou na antiga Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, vencedor do programa da RTP, Masterchef, em 2019, apresentou para degustação dois pratos: tártaro de arouquesa, pickles de cebola roxa e emulsão de tutano, tostas crocantes de fogaça e flor de sal; tranche de bacalhau a baixa temperatura, com romanesco de fogaça.

A degustação foi harmonizada com duas cervejas artesanais, com lúpulo feirense da cervejaria Quatro Torres. Com a carne a cerveja especial “Fogaceira” e com o peixe, “Hazy Dipa”.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close