GaleriaNotícias

Livro que conta a história da Viagem Medieval “guarda” equipa do projeto num lugar especial

O auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira foi pequeno – muito pequeno – para todos aqueles que marcaram presença na sessão de apresentação do livro “Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – a História e as Estórias”, do feirense Paulo Sérgio Pais. Sentados ou de pé, nas laterais do auditório, amigos do autor, aficionados pelo evento e curiosos assistiram a uma sessão repleta de memórias, emoções, humor e fortes aplausos.

Coube à vereadora da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Cristina Tenreiro, falar do autor, do seu percurso de vida e das características mais marcantes da sua personalidade. Amadeu Albergaria, deputado na Assembleia da República, apresentou «o livro que faltava à Viagem Medieval», elogiando o rigor dos dados que apresenta e a qualidade gráfica da publicação. Surpresa para a plateia foi a intervenção de alguns dos protagonistas de estórias do livro e dos dois filhos do autor, que leram alguns dos excertos mais marcantes.

Disponível na livraria Vício das Letras e no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira, o livro que conta a história das 16 edições da Viagem Medieval reserva um lugar especial para o chamado núcleo duro do evento. «Tal como as guardas do livro são o seu alicerce, também a equipa de trabalho e as entidades participantes sustentam, com firmeza, a Viagem Medieval», explica o autor, que, de forma simbólica, escolheu as guardas do livro para perpetuar o nome de todos aqueles que assumem funções nas diferentes áreas do projeto. Simbólica é também a fita de marcação do livro – a primeira pulseira de acesso ao recinto da Viagem Medieval, inspirada na Cruz dos Pereira, símbolo da identidade feirense.

Ao longo de 328 páginas, o livro – edição a cores, capa dura e papel amigo do ambiente – proporciona uma viagem pelas 16 edições do evento (1996 – 2012), durante a qual o autor partilha factos e curiosidades, mas também emoções e vivências, contadas na primeira pessoa, que permitem demonstrar a evolução do maior evento de recriação histórica do País – a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

O autor reconhece, desde logo, as dificuldades de retratar um evento com a dimensão e as especificidades da Viagem Medieval. «Decidi dar corpo a esta ideia consciente de que a Viagem Medieval é um evento difícil de descrever em palavras. A Viagem vive-se, cheira-se, sente-se. A Viagem apaixona!», enfatiza Paulo Sérgio Pais, na Nota Introdutória.

“Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A História e as Estórias” é uma edição de autor –
«Um projeto inteiramente pessoal» – e o primeiro livro de Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto [entidade que, juntamente com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, organiza o evento] e membro da comissão executiva da Viagem Medieval.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close