Notícias

“Células Estaminais: da teoria à prática clínica”

A CESPU e a CESPU – Formação, em parceria com a Universidade de Barcelona, irá levar a cabo pela primeira vez em Portugal o programa El Juliols. Este programa, com edições anteriores, consiste na realização de cursos de verão da Universidade de Barcelona. O mesmo incorpora cursos específicos, abertos ao público em geral, comunidade académica, profissionais que procurem formação na área, ou que pretendam aumentar os seus conhecimentos.
O primeiro curso a realizar-se em Portugal terá como tema “Células Estaminais: da teoria à prática clínica” e contará com a presença de docentes da Universidade de Barcelona e da CESPU, bem como docentes convidados da Universidade de Valência, Universidade de Salamanca e Universidade Complutense de Madrid.
O programa decorrerá nas instalações do IINFACTS (Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde) em Penafiel.
As células estaminais, também chamadas células tronco, vieram abrir novos horizontes no tratamento de doenças através da terapia de substituiçao. Estas abordagens terapêuticas, muito divulgadas através dos meios de comunicação devido ao seu impacto na sociedade actual, constituem um dos campos de investigação biomédica mais atrativa para futuros profissionais da área da medicina e da biologia. Este curso abordará o estudo das células estaminais, desde uma aproximação geral ao estudo da sua biologia – definição, classificação e localização – até às experiências mais recentes e últimas aplicações clínicas que se estão a realizar no campo da terapia celular.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close