GaleriaNotíciasVideos

Casa da Criatividade já foi inaugurada

A Casa da Criatividade de S. João da Madeira já foi inaugurada. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, e ex-autarca sanjoanense, Castro Almeida, e por Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal. Seguiu-me um concerto pela Orquestra Gulbenkian.
“Nós temos que tratar do presente, sem deixar de olhar para o futuro”, afirmou à agência Lusa o presidente Ricardo Oliveira Figueiredo, defendendo um investimento que vai “certamente funcionar para a população de S. João da Madeira e para a região”.
Esta nova casa de espectáculos ocupa o edifício do antigo Cinema Imperador, que, depois de adquirido por 1,2 milhões de euros e sujeito a uma intervenção de 5,2 milhões, se apresenta agora totalmente renovado.

Segundo a organização do espaço irá receber um espectáculo por semana, duas a três produções próprias por ano e até 550 espectadores em cada exibição. Com base em diversas plataformas elevatórias e bancadas retráteis, o principal espaço interior da Casa da Criatividade pode dispor-se como sala livre, arena, passarela, ringue ou sala de teatro isabelina, com ou sem fosso de orquestra.
A propriedade do imóvel cabe à Câmara Municipal de S. João da Madeira, trata-se de uma sala verdadeiramente polivalente, desenhada de forma pelo arquitecto Filipe Oliveira Dias e irá permitir diferentes configurações de palco e de plateia, e potenciar a criatividade tanto dos artistas como dos produtores.
Para Ricardo Figueiredo, esta é “a única sala do país com esta versatilidade” e será precisamente essa abrangência de oferta a afirmá-la “no panorama cultural da Área Metropolitana do Porto e no distrito de Aveiro, aumentando drasticamente a área de influência dos eventos culturais de S. João da Madeira”, disse à Agência Lusa
Com base em diversas plataformas elevatórias e bancadas retráteis, o principal espaço interior da Casa da Criatividade pode dispor-se como sala livre, arena, passarela, ringue ou sala de teatro isabelina, com ou sem fosso de orquestra.
Agora, para satisfazer o actual interesse e curiosidade dos sanjoanenses em torno desta sala, até ao próximo domingo, vão ser promovidas visitas guiadas encenadas ao novo equipamento.
Será na companhia de uma das actrizes do musical «O Despertar da Primavera», que os visitantes vão conhecer de perto os segredos e especificidades desta sala única. As visitas vão decorrer entre as 13h00 e as 19h00, aproximadamente de 45 em 45 minutos. A participação é gratuita, limitada a 20 pessoas por visita, sendo a marcação feita no local, por ordem de chegada.
A Casa da Criatividade vai ter a direcção artística de Fernando Pinho, produtor de teatro em Londres que se destacou em 2010 com o musical “The Last Five Years”, no Silk Street Theatre, e venceu o Deutsch Bank Awards para as artes do espectáculo “pelo carácter empreendedor dos seus projectos”.
Agendados estão já as actuações de Ana Moura, Olga Roriz e Rodrigo Leão.

Tags
Show More

Related Articles

3 Comments

  1. Adorei a reportagem. A nova sala é muito bonita. É bom saber que em tempo de crise autarquias apostam na cultura. Gostei muito do vídeo. parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close