Notícias

Romaria de São Pedro leva milhares à Afurada

Milhares de pessoas rumam todos os anos à Afurada, freguesia piscatória de Vila Nova de Gaia, para celebrar São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Entre tradição, fé e festa popular, a comunidade vive intensamente uma das romarias mais emblemáticas do Norte de Portugal.

Todos os anos, milhares de pessoas acorrem à freguesia piscatória de Vila Nova de Gaia para celebrar o São Pedro. Na Afurada, o santo é mais do que padroeiro — é símbolo da identidade e alma de uma comunidade profundamente ligada ao mar.
A Agência de Informação Norte esteve na freguesia gaiense, situada junto à foz do Rio Douro, para conhecer de perto a festa que faz da Afurada um dos palcos mais vivos das tradições do Norte de Portugal. Aqui, o São Pedro “é rei e nasce das mãos do povo”. “É a melhor festa do Norte de Portugal”, garantem, com entusiasmo, vários pescadores e moradores.
Numa altura em que já se vive a festividade com intensidade, todos sublinham o mesmo: a preparação da festa ocupa os pensamentos e corações ao longo de todo o ano. “Espero o ano inteiro para comemorar o meu padroeiro. A festa representa muito para a comunidade de pescadores, é o nosso santo protetor — tanto para quem aqui nasceu como para quem, como eu, é residente há pouco mais de cinco anos”, afirma José Gomes, emocionado.
O ponto alto da romaria acontece no domingo, 29 de junho, com a tradicional Procissão Solene de São Pedro. Com vários andores, muitos deles com imagens em tamanho real, carregados pelos próprios pescadores, a procissão percorre as ruas da freguesia e inclui a emocionante bênção dos barcos no Rio Douro.
A festa prolonga-se até segunda-feira, 30 de junho, e termina com um dos rituais mais simbólicos: à noite, os pescadores sobem o Douro até à igreja da freguesia, tocando as sirenes em honra de São Pedro. Em seguida, as flores do andor do santo são lançadas às águas do rio, numa homenagem sentida aos náufragos da terra.
Mas até lá, a programação promete não deixar ninguém indiferente. Hoje, 26 de junho, sobe ao palco Bárbara Tinoco — a jovem artista de voz doce que promete um espetáculo memorável. No dia 28, é a vez do Trio Elétrico com a Banda Brasil a 1000 trazer energia pura à Afurada. Na sexta-feira, 27 de junho, os lendários Gipsy Kings by Diego Baliardo vão incendiar o palco Chave Nova das Festas de São Pedro da Afurada com os seus ritmos contagiantes de rumba flamenca.
As festas encerram com o concerto de Rosinha, num verdadeiro ambiente de festa popular.
Com uma programação diversa e momentos de profunda devoção, a Festa de São Pedro da Afurada continua a ser um testemunho vivo da força da tradição e da união da comunidade piscatória.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close