Notícias

Paredes de Coura único concelho do Minho e Alto Minho a baixar para risco moderado

Paredes de Coura foi o único concelho em todo o Minho e Alto Minho a ver diminuídas as medidas restritivas decorrentes da renovação do estado de emergência que vai vigorar a partir de quarta-feira, 9 de dezembro, e até 9 de janeiro. No entanto, mesmo tendo em conta este passo significativo ao baixar o nível de risco de elevado para moderado, o presidente da Câmara insiste junto dos munícipes que não se pode baixar a guarda.
“A nossa situação, no contexto distrital, de facto, melhorou. E esta melhoria deve-se às pessoas de Paredes de Coura que perceberam que esta luta exige uma vigilância constante. Se cumprirmos os distanciamentos, se evitarmos os contactos familiares alargados e seguirmos as recomendações da Direção-Geral da Saúde como o uso da máscara e a higienização das mãos, conseguiremos reduzir, drasticamente, o número de infeções. Esta evolução positiva que nos coloca em risco moderado apenas nos dá um otimismo moderado. Se consideramos que, agora, em Paredes de Coura o risco é pequeno, então devo dizer que brevemente vamos ter péssimas notícias e ficaremos novamente sujeitos às restrições do risco mais elevado e às consequências negativas que isso tem sobre a nossa economia”, alertou Vitor Paulo Pereira.
Depois de largas semanas em que Paredes de Coura integrou o conjunto de concelhos com risco elevado, com significativas medidas restritivas que afetaram o tecido empresarial e a economia local, agora a atualização do mapa de risco acaba por premiar a atitude dos courenses perante a pandemia como sublinha o presidente da Câmara: “Nós temos feito um grande trabalho com todas as instituições, mas quem merece o grande o reconhecimento são as pessoas de Paredes de Coura pelo grande empenho que tem manifestado nesta luta contra esta pandemia. Todavia, olhamos para esta evolução com otimismo moderado. Precisamos de continuar atentos e vigilantes, repito. Seguir as regras da DGS é a melhor forma de revelarmos cidadania ativa e a melhor forma de ajudarmos o nosso comércio local e a nossa restauração”, enfatizou.
Vitor Paulo Pereira reconhece que a evolução tem sido positiva em Paredes de Coura, pelo que em momento algum os courenses deverão baixar a guarda, mesmo com os tempos festivos que se aproximam: “Os tempos que se avizinham são tempos propícios a contactos familiares mais frequentes. Contudo não devemos esquecer que cada um dos nossos familiares pode ser portador do vírus. O contacto com familiares mais próximos não nos dá qualquer proteção acrescida. Pelo contrário, às vezes leva-nos a baixar a guarda e a contaminar aqueles que mais amamos que, por vezes, são os mais frágeis”, alertou o autarca, para quem ainda há uma longa batalha pela frente até podermos voltar ter melhor bem-estar e um dia a dia sem constrangimentos: “Esta é uma luta longa. Estamos reconhecidos a todos os que na linha da frente lutam contra esta pandemia e a todos as pessoas do nosso concelho que têm revelado cuidado e cidadania. Mas o combate será longo, por isso temos de juntar esforços. O Município está empenhado nesta luta mas nada conseguiremos sem o apoio de todos os courenses”, concluiu.
Na sequência da última comunicação do Primeiro Ministro perante a renovação do estado de emergência, Paredes de Coura foi um dos concelhos que viu diminuir o nível de risco elevado para moderado. Agora, face às medidas restritivas que vão entrar em vigor na próxima 4ª feira, 9 de dezembro, o concelho de Paredes de Coura fica apenas sujeito às restrições que vigoram a nível nacional, como o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 05h00.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close