GaleriaNotíciasPaís

O maior felino do mundo no maior Zoo do Norte!

No ano em que celebra o seu 15º aniversário, o maior e mais verde parque zoológico do norte de Portugal, o Zoo Santo Inácio em Gaia, acolhe mais uma magnífica espécie: uma fêmea de Tigre da Sibéria, o maior felino do mundo!

Segundo a União Internacional da Conservação da Natureza, IUCN, esta espécie é considerada como Em Perigo de Extinção devido à perda de habitat pela indústria madeireira ilegal, consequente redução drástica de presas disponíveis para alimentação destes grandes felinos, caça furtiva e também devido ao comércio ilegal de animais selvagens.

O habitat do Tigre da Sibéria (ou Tigre de Amur) está agora restrito à faixa de Sikhote-Alin nas províncias Primorski e Khabarovski do Extremo Oriente russo e Manchuria, no extremo nordeste da China. Estima-se que existam pouco mais de 400 animais em estado selvagem e 500 em cativeiro. A sua Conservação é urgente e é com reforço na sua missão que o Zoo Santo Inácio recebe o primeiro exemplar de Tigre da Sibéria, que integra o Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas, EEP, pertencente à Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).

Sobe para 33 o número de programas de Conservação de Animais Ameaçados em que o Zoo Santo Inácio orgulhosamente participa, envolvendo mais de 130 animais e tendo já favorecido o nascimento de 49 crias.

A Mila, nome carinhosamente dado à fêmea de Tigre da Sibéria no Zoo de Colónia, onde nasceu, tem 3 anos e já pode ser observada na sua nova casa: um amplo e verde habitat, renovado a pensar nas características deste fantástico felino!

Uma oportunidade única de aproximação à vida selvagem que permite ao Zoo Santo Inácio contribuir para a formação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a preservação do ambiente.

No futuro, o Zoo do Grande Porto irá receber um macho, na esperança que se “apaixonem” e possam contribuir para o impedimento da extinção deste imponente felino.

O Zoo Santo Inácio localiza-se em Avintes, Gaia.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close